Cláudio Lembo participa da Virada Cultural 2006

Lembo visitou a exposição "Por Ti América", no Centro Cultural Banco do Brasil

dom, 21/05/2006 - 10h40 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na noite de ontem (sábado), da Virada Cultural 2006, realizada na Capital pela Secretaria Estadual da Cultura.

Ao todo, cerca de 500 profissionais das mais variadas áreas – entre eles, museólogos, artistas, cantores, músicos, cineastas, produtores e escritores – trabalharão para que o público tenha acesso ao melhor da cultura, em vários pontos da Capital paulista. São diversas atividades que terminam neste domingo, dia 22.

Lembo visitou a exposição “Por Ti América”, no Centro Cultural Banco do Brasil, que mostra através da arqueologia, evidências da ocupação das Américas por mais de 15 mil anos.

O governador elogiou bastante a exposição que traz um pouco da história, matemática, astronomia, lingüística e sociologia para a compreensão de nossos antepassados. Em seguida Lembo andou pelo Páteo do Colégio e assitiu àa apresentação do grupo musical Cordel do Fogo Encantado, na Praça da Sé, região Central da Capital.

Os eventos ocorrerão nos seguintes espaços: Museu da Casa Brasileira (MCB), Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Sacra (MAS), Museu da Imagem e do Som, Museu da Língua Portuguesa,  Memorial do Imigrante,  Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia, estande da Secretaria no pátio em frente ao Museu da Língua Portuguesa e Rua do Choro.

Aquecendo as noites frias, o jeito é pegar uma sessão de cinema no MIS. O espaço exibirá 21 filmes da Mostra Prêmio Estímulo de Cinema. São curtas produzidos entre 1984 e 2003. A exibição dos filmes será a partir das 18 horas,  do sábado (20), às  2 horas da madrugada do domingo (21). Entre as exibições: os curtas Amor Materno, de Fernando Bonassi (1994), que trata de um momento delicado na vida de duas mulheres – a mãe e a filha, diante da possibilidade a última fazer aborto; e Poema: Cidade, de Tata Amaral e Francisco César Filho (1986), que traz um documentário sobre o prédio do Masp.

A recreação para o público infanto-juvenil também está presente com a comédia Tem Cocô no Seu Chapéu, adaptada do livro Cocô de Passarinho, de Eva Furnari, a partir das 15h, do domingo. Com direção de Cacos Matos, a montagem trata de história vivida numa cidade do interior em que os habitantes se sentam na praça para conversar aos fins de tarde.

São várias opções e diversos estilos para todos os gostos. O Coral Accor, sob regência de Kitty Pereira; o compositor Thiago Warzeé; o grupo Mamma Cadela e  a banda de rock Zabomba, que fez trabalhos com Maria Rita, Itamar Assumpção, Rita Lee e RPM e vencedora do Grammy Latino pela co-produção do disco de estréia de Maria Rita.

Confira a programação completa no site www.viradacultural.com.br

Carlos Prado