Cláudio Lembo participa da cerimônia para novos cadetes da PM

No total são 208 cadetes que ingressaram na Academia do Barro Branco

sáb, 27/05/2006 - 13h06 | Do Portal do Governo

“Brigadeiro Tobias, um homem que defendeu a liberdade contra os absolutistas do Império, um liberal que defendeu a liberdade como cada um de vocês irão fazer. Irão defender a estado de direito, a legalidade e a dignidade das pessoas”. Com esse discurso emocionado o governador Cláudio Lembo saudou os novos cadetes da Polícia Militar, na manhã deste sábado, dia 27, na Academia de Polícia do Barro Branco.

No total são 208 cadetes, sendo 178 homens e 15 mulheres do Estado de São Paulo, 8 homens e 2 mulheres para Rondônia e 5 homens para o Mato Grosso do Sul.

Lembo destacou que os jovens que estão ingressando hoje na Academia são um exemplo de que a Polícia Militar é digna, respeitosa e qualificada. “Policial não é um profissional, ele é um missionário da paz e devemos cumprimentá-lo pela importância que ele tem para a sociedade organizada e disciplinada”, acrescentou.

Para o preeenchimento das vagas, 4.924 candidatos prestaram o vestibular da Fuvest composto por duas fases e exames médicos, psicológicos, físicos e uma investigação social.

Durante a cerimônia houve uma homenagem especial para o primeiro colocado da provas, Gabriel Ziviani Cassiettari que recebeu o espadim das mãos do governador Lembo.

O governador destacou ainda que a Polícia Militar é uma saga de homens e mulheres que tem “coragem, civismo e olham nos olhos dos outros porque não tem nada a esconder”.

O curso, cujas as aulas tiveram início em fevereiro deste ano, tem duração de quatro anos e a classificação final determina quais Batalhões da Polícia Militar os policiais irão servir. Os formandos saem da Academia do Barro Branco com o posto de “aspirante oficial”. De 1996 a 2004 já se formaram mais de dois mil oficiais.

O paraninfo da turma denominada “Centenário da Missão Militar Francesa”, é Fernando Braga, secretário de Economia e Planejamento do Estado.

Carlos Prado / Takao Miyagui