Cláudio Lembo participa da abertura do mega-mutirão de ultra-som ginecológico na Grande SP

Mutirão atenderá 40 mil mulheres

sáb, 02/09/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou na manhã deste sábado, dia 2, da abertura do maior mutirão de ultra-som ginecológico já realizado no Brasil.

O evento, que contou com a presença do Secretário Estadual da Saúde, Luis Roberto Barradas Barata, aconteceu no Ambulatório de Especialidades Geraldo Paulo Barroul, na Consolação, região central de São Paulo.

 “Todas as campanhas feitas pela Secretaria da Saúde são humanas e importantes para as pessoas”, destacou o governador.

Totalmente gratuito, o mutirão atenderá mulheres que tenham pedido da rede pública de saúde, com atendimento pelo SUS, da Grande São Paulo. Com o pedido em mãos, bastou agendar horário por telefone, até esta sexta-feira, 1º de setembro. Não há restrição de idade.

Depois de esgotado o agendamento para este sábado, 2 de setembro, os serviços de saúde realizaram inscrições para os dias seguintes. Todas as mulheres farão o exame até 16 de setembro.

O secretário informou que 40 mil mulheres serão atendidas. “Cerca de 10 mil no dia de hoje e 30 mil ao longo das próximas semanas”, disse Barradas.

“Os mutirões são essenciais para reduzir a fila por atendimento. É uma excelente oportunidade para acelerar a realização de ultra-som ginecológico, o que pode facilitar e agilizar o tratamento da pessoa. Os três mega-mutirões de mamografias já realizados pela Secretaria foram um sucesso, com cerca de 200 mil atendimentos. Espero que o mesmo aconteça a partir hoje”, afirmou o secretário.

Cem unidades de saúde da capital, ABC, regiões de Mogi das Cruzes e Guarulhos, Franco da Rocha e Osasco estão mobilizadas para a iniciativa.

Confira a lista das unidades com endereço, horário e telefone