Cláudio Lembo e Lula visitam o 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve do Exército

nd

sex, 11/08/2006 - 17h46 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e o presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, visitaram no final da manhã desta sexta-feira (11/08), o 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve do Exército, em Barueri, Grande São Paulo.

Lembo e Lula passaram em revista às tropas e participaram da solenidade militar. Lembo destacou, durante o evento, a importância da corporação. “Vejo no Exército Brasileiro o símbolo da soberania e da dignidade nacional”, declarou.

O governador reafirmou, ainda, que há uma boa integração entre a Polícia Militar do Estado e o Exército. “Estaremos nós, aqui em São Paulo, com a nossa Polícia Militar, força auxiliar do Exército de acordo com a Constituição, sempre à disposição e sempre integrados com o Exército brasileiro”, disse. Segundo Lembo, essas forças representam a defesa da cidadania. “Nós vamos cada vez mais nos integrar na defesa da cidadania e dos grandes valores nacionais”, acrescentou.

  Na entrevista coletiva concedida após o evento, o governador disse aos jornalistas que conversou com o presidente, no Aeroporto de Congonhas, sobre a atual situação da segurança no Estado. Lembo mais uma vez disse que não há necessidade de tropas nas ruas do Estado. “O Comando Militar do Sudeste e o Comando da Polícia Militar paulista estão absolutamente integrados e vão continuar integrados”, concluiu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a Polícia Militar de São Paulo e a Polícia Federal  trabalham juntas. “As pessoas percebem que a gravidade exige que sejamos companheiros, sejamos parceiros para que a gente possa encontrar uma solução. O Estado Brasileiro, o Estado de São Paulo e a sociedade que trabalham nesse país têm que vencer os bandidos”, ressaltou o presidente.

De acordo com Lula, quando houver necessidade, as tropas irão para as ruas. “Na medida que houver necessidade, o Exército brasileiro tem 10 mil homens para ajudar a Polícia Militar de São Paulo”, acrescentou.

Ainda estiveram presentes no evento, os ministros Waldir Pires (Defesa), Márcio Thomas Bastos (Justiça), Luiz Dulci (Secretário-Geral da Presidência); e os comandantes do Exército Brasileiro, Francisco Albuquerque, do Comando Militar do Sudeste, Luiz Edmundo Maia de Carvalho, além de prefeitos da região.

André Muniz