Cláudio Lembo dá início à segunda fase da campanha contra aftosa

Governador aplicou a primeira dose da vacina em Ribeirão Preto

qua, 01/11/2006 - 14h15 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está há 10 anos sem nenhum caso de febre aftosa. Comemorando o feito, o governador Cláudio Lembo participou nesta quarta-feira, dia 1º, em Ribeirão Preto, do lançamento oficial da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, aplicando a primeira dose.

“São Paulo vive um momento bom, porque há dez anos não temos nenhum caso de febre aftosa em todo estado”. O governador alertou para uma dificuldade enfrentada pelos produtores paulistas. “Um grande problema são os limites terrestres do Brasil com países onde há aftosa, porque dessa forma, atinge estados do cone sul e chega a São Paulo. Não a aftosa. Mas chega a idéia mundial de que há aftosa no Brasil. Portanto, nós temos que fazer uma grande campanha não só em São Paulo, mas uma campanha sul americana de vacinação do gado”.

Lembo fez um apelo a todo o setor pecuarista para que não deixe de vacinar o gado. “Vim a Ribeirão hoje com muita alegria, porque estive em Ourinhos na primeira etapa da vacinação e conseguimos atingir 99,5% do rebanho paulista. A partir daqui, tenho certeza, vamos conseguir 100% de vacinação do rebanho”, disse o governador.

No evento, que contou com o apoio da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, o governador fez a entrega de 125 veículos destinados à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura responsável pelas ações de vigilância sanitária animal e vegetal em todo o território paulista.

 Para o secretário Alberto Macedo, este reforço na estrutura de trabalho será fundamental para o atendimento imediato aos produtores e no monitoramento das ações sanitárias desenvolvidas pela Coordenadoria.

Durante a campanha de vacinação, que vai de 1º a 30 de novembro, todos os bovinos e bubalinos do Estado deverão ser imunizados. Ao término deste prazo, os pecuaristas terão até sete dias para comprovar a vacinação de seu rebanho à unidade de defesa agropecuária de sua região. O criador que não o fizer será multado e terá o rebanho compulsoriamente vacinado.

Raiva dos Herbívoros

Novembro também é mês de Vacinação contra a Raiva dos Herbívoros. Pecuaristas das regiões de Mogi das Cruzes, Guaratinguetá e Pindamonhangaba terão de 1º a 30 de novembro para imunizar rebanhos bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos e equídeos, contra a doença. No último mês de setembro, portaria da Coordenadoria de Defesa estabeleceu que somente os pecuaristas dos municípios destas três regiões permaneciam obrigados a realizar a vacinação contra a raiva dos herbívoros em seus rebanhos. Produtores de outras regiões que optarem pela vacinação nos meses de maio e novembro, período da campanha que acontece junto com a imunização contra a febre aftosa, poderão fazê-la.

Na última campanha, em maio deste ano, 99,02% de um rebanho de 2,94 milhões de cabeças de14 regiões foram vacinados. Com a redução, serão 755 mil animais nas três regiões ainda com a obrigatoriedade.

Desde 2002, a Secretaria realiza um trabalho sistemático com varreduras regionais, notificando os casos da doença e fazendo inspeções nos locais de refúgio dos morcegos hematófagos, transmissores do vírus da raiva. São 20 equipes itinerantes atuando principalmente nas regiões montanhosas, as quais são abrigos característicos dos morcegos.

Manuela Sá