Cláudio Lembo assiste palestra do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim

O ministro das Relações Exteriores realizou palestra sobre o conflito no Líbano

ter, 26/09/2006 - 22h35 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo acompanhou na noite desta terça-feira, dia 26, a palestra  do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, sobre o conflito no Líbano e o apoio humanitário prestado pelo governo brasileiro. O evento foi realizado no Clube Monte Libano.

Após a exposição do embaixador Celso Amorim, o governador  Cláudio Lembo destacou a importância dos direitos humanos. “Eu posso constatar com clareza que o Brasil é o país que efetivamente preserva os direitos humanos. E hoje atingimos com muita clareza essa dimensão, através da fraternidade e da solidariedade entre os povos”, disse Lembo.

Além de diversos representantes da comunidade libanesa, estiveram presentes na palestra, o embaixador do Líbano no Brasil, Fouad El Khouri, o presidente do Clube Monte Líbano, Jorge Mofarrej Nicolau e o professor de relações internacionais da USP, Paulo Daniel Farah.

Conflito

Israel e o grupo terrorista libanês Hizbollah estiveram em conflito armado do dia 12 de julho até o dia 14 de agosto, quando foi estabelecido um cessar-fogo. O início do conflito foi o seqüestro de dois soldados israelenses pelo Hizbollah – a ação deixou ainda oito soldados israelenses e dois membros do Hizbollah mortos. Durante 34 dias, Israel lançou ataques ao Líbano por terra, ar e mar. O Hizbollah também lançou foguetes (cerca de 4.000) contra o território israelense.

Um dos primeiros alvos foi o aeroporto de Beirute, capital do Líbano, o que dificultou inclusive o resgate de brasileiros que se encontravam naquele país.

O saldo dos ataques foi de mais de 1.500 mortos [a maioria civis libaneses] e cidades libanesas inteiras destruídas, sem água, luz e telefone.

Cerca de 3.000 refugiados do conflito, entre brasileiros e estrangeiros, foram resgatados do Líbano com apoio do governo ou deixaram o país por conta própria. Desse total, 1.276 foram trazidos para o Brasil.

Cleber Mata / Carlos Prado