Cláudio Lembo assiste concerto do pianista Arthur Moreira Lima

Apresentação faz parte das comemorações da semana da Independência "Patriamada", realizada pelo Sesc/Senac

qui, 07/09/2006 - 20h46 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo assistiu na noite desta quinta-feira, dia 7, o concerto do pianista Arthur Moreira Lima. A apresentação foi realizada pelo Sesc/Senac e faz parte das comemorações da semana da Independência “Patriamada”, que teve início na última segunda-feira (4) e terminará no próximo domingo (10), nas unidades dessas instituições.

O pianista apresentou obras de diferentes compositores brasileiros no SESC Vila Mariana. Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Destacou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev e Rudolf Barshai.

Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990). Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. Um CD de Chopin Favourites lançado no Japão pela Nippon Columbia continua como um dos best-sellers da companhia.

 Manuela Sá / Carlos Prado