Citros: reunião conjunta discute modelo de convivência

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 17, em São Paulo

ter, 18/09/2007 - 9h42 | Do Portal do Governo

Reunião conjunta entre citricultores, representantes da indústria e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, teve saldo positivo. Durante a conversa nesta segunda-feira, 17, que pela primeira vez reuniu todos os elos da cadeia, foram discutidos o trabalho do Fundecitrus e o combate ao greening, estabelecimento de parâmetros para um modelo de formação de preços, adoção de novo modelo para levantamento e divulgação da estimativa de safra.

A reunião para discutir os cenários da citricultura e os parâmetros para um modelo de convivência do setor deve acontecer na próxima quarta-feira, 26, às 14 horas, na sede da Secretaria) com a presença de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura, representantes de toda a cadeia produtiva ( Faesp, Associtrus e indústrias), e serão convidados também pesquisadores do Cepea/Esalq/USP.

Para o combate a doença do greening, o secretário João Sampaio solicitará aos técnicos da Secretaria a agilização nos processos de erradicação da planta. Hoje, o Fundecitrus faz a inspeção e aponta a suspeita. Depois disto, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria, precisa ir até a propriedade, fazer a coleta do material, sendo positiva a análise laboratorial, faz-se a notificação do produtor para a erradicação. O secretário fará consulta jurídica para firmar convênio e agilizar o processo.

“Nosso objetivo é provocar o setor para uma reflexão sobre o futuro da citricultura paulista e quais os parâmetros de convivência. Um setor moderno e competitivo como este precisa de modelos de convivência amplamente discutidos”, afirma o secretário.

Além disso, os R$ 6 milhões que a indústria deve repassar ao Fundecitrus para ação emergencial contra o greening, o secretário enfatizou a necessidade de acelerarmos este processo. No dia 24 de setembro, a entidade comemora 30 anos de atuação durante cerimônia na sede, em Araraquara. “Esperamos ter somente boas notícias do setor nesta comemoração”, quando Sampaio estará presente.

Da Secretaria Estadual de Agricultura

(S.M.)