Citricultores têm até dia 15 para entregar relatório sobre greening

Controle da doença, que atinge todas as variedades de citro, só é possível por meio de inspeções constantes

qua, 11/07/2012 - 14h39 | Do Portal do Governo

Termina no próximo domingo, 15, o prazo para os citricultores paulistas apresentarem o relatório semestral das inspeções realizadas no primeiro semestre de 2012. O documento deve ser entregue no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

O citricultor que não tem acesso à Internet deve procurar o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de sua região ou qualquer unidade de atendimento da defesa agropecuária, cooperativas e sindicatos rurais em seu município, também por meio do site da Desfesa Agropecuária.

O proprietário, arrendatário ou ocupante a qualquer título, deve realizar ao menos uma inspeção trimestral, eliminar as plantas suspeitas e relatá-las ao órgão oficial de defesa agropecuária, mesmo que não haja plantas com sintomas do greening.

O produtor que não enviar o relatório semestral pode ser autuado. O valor varia de 100 a 500 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps). Cada unidade está cotada em R$ 18,44.

Greening

O greening é uma doença que atinge todas as variedades de citros. Os principais sintomas são ramos amarelados, folhas com manchas verde-claras ou amareladas, deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular dos frutos, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

A única forma de controle da doença é por meio de inspeções constantes, que devem ser realizadas pelo citricultor. Encontrando plantas com sintomas da doença, elas precisam ser eliminadas para não contaminar as demais.

Do Portal do Governo do Estado