Citricultores discutem novas tecnologias e combate às doenças dos pomares

Serão apresentadas três novas variedades de laranja sem sementes

ter, 20/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Será realizado nesta quinta-feira, 22, em Capão Bonito, o 2º Encontro de Citricultura na Região Sudoeste do Estado de São. O evento é resultado da parceria entre o Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Instituto Agronômico e o Pólo Sudoeste Paulista da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão que reúne os institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Na programação, está prevista palestra sobre “Novas variedades de laranjas Bahia para a Região”, que será ministrada pela pesquisadora Vera Lúcia Paes de Barros (diretora de Pesquisa do Pólo Sudoeste Paulista). Ela apresentará alguns resultados de seu trabalho com as variedades Navelina, Navelate e Lane Late. Estas variedades apresentam frutos com boas características de qualidade e também atendem a uma tendência atual de mercado, que é a de frutos sem sementes. Também podem vir a ser uma boa oportunidade de emprego e renda aos pequenos e médios produtores rurais da região.

Ainda na parte da manhã, a engenheira agrônoma Geysa Pala Ruiz (da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) – José Bonifácio/SP) vai falar sobre o HLB (greening) na região. O greening é uma das piores doenças de citros do mundo. Os citricultores da região sudoeste – que apresenta baixos índices desta doença em seus pomares – conhecerão ações da CDA nas regiões mais atingidas e saberão que devem fazer para combater a doença.

O pesquisador Eduardo Feichtenberger (da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Sorocaba (UPD/Pólo Sudoeste Paulista/Apta) abordará uma das piores doenças que atingem as tangerinas, ou seja, a mancha marrom de alternária. A doença causa sérios prejuízos financeiros aos produtores de tangerinas. Variedades que apresentam tolerância e resistência à mancha marrom de alternária das tangerinas serão apresentadas pela pesquisadora Camila de Andrade Pacheco (Centro de Citricultura/IAC).

Na parte da tarde, está prevista prática de campo com laranjas Bahia (Navelina, Navelate e Lane Late); frutos, folhas e folders sobre o greening; e frutos com sintomas de MMA e frutos resistentes (Fremonte e Thomas). Haverá ainda exposição de frutas de mesa produzidas no sudoeste paulista (laranjas pigmentadas, laranjas tipo Bahia, tangerinas tolerantes à alternaria, tangerinas sem sementes etc.).

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento