Citricultor deve entregar relatório sobre pomares até dia 15

Objetivo é conter o avanço do greening, considerada a pior doença de citros do mundo

sáb, 10/01/2009 - 12h51 | Do Portal do Governo

Termina na próxima quinta-feira, 15, o prazo para que os citricultores paulistas entreguem os relatórios de vistoria de seus pomares em uma das 40 unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (CDA/SAA). O documento deve conter informações sobre as inspeções realizadas no segundo semestre de 2008 (de 1º de julho a 31 de dezembro).

O trabalho é feito com o objetivo de conter o avanço do greening, considerada a pior doença de citros do mundo e que hoje está presente em 213 municípios paulistas. Instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determina que o citricultor é o responsável pela inspeção dos pomares, erradicação das plantas doentes e informação ao órgão de defesa sobre o resultado, via relatórios. O próximo deverá ser entregue até 15 de julho, contemplando os resultados das duas vistorias trimestrais.

Cabe à CDA fiscalizar as propriedades produtoras de citros para verificar se as determinações estão sendo cumpridas. Em caso contrário, ele é autuado de acordo com o tamanho da área infectada e a CDA providencia a eliminação.

A estimativa da safra agrícola de laranja 2007/2008 (que vai de outubro a fevereiro) e da safra industrial 2008/2009 (junho a dezembro ou janeiro, dependendo da variedade), feitas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ambos ligados à Secretaria, indicam uma produção de 306 milhões de caixas (40,8 quilos) destinadas à indústria e de 54 milhões de caixas (40,8 quilos) para mesa.

São Paulo é o principal produtor nacional de laranja e possui o maior pomar do mundo, com 691,26 mil hectares e cerca de 200 milhões de pés. O destaque é a laranja para indústria, com produção que alcançou 368,2 milhões de caixas de 40,8 quilos em 2007. É o terceiro produto no valor da produção paulista (VPA), com rendimento de R$ 2.744 bilhões em 2007 e participação no VPA total do Estado – que foi estimado em R$ 37,7 bilhões, de 7,28%. Com esses números, perde somente para a cana e a carne bovina.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento