Cirurgia de Covas é realizada com sucesso

Médicos retiraram o tumor e governador já estava consciente às seis da tarde

ter, 21/11/2000 - 19h39 | Do Portal do Governo


Médicos retiraram o tumor e governador já estava consciente às seis da tarde

O governador Mário Covas foi submetido nesta terça-feira, dia 21, a uma cirurgia para a retirada do tumor recidivo localizado entre a neobexiga e o reto. A equipe médica responsável pelo procedimento, que durou sete horas, considerou a cirurgia um sucesso: eles conseguiram retirar integralmente o tumor e manter a função urinária por vias normais. Foi realizada uma colostomia definitiva, com a amputação do reto, e a ressecção de 10 centímetros do intestino delgado, onde se detectou a presença de uma lesão tumoral de 3 milímetros. A operação foi finalizada com a correção da hérnia decorrente da cirurgia anterior, realizada em dezembro de 1998, quando se retirou o primeiro tumor, sendo necessária a extirpação da bexiga e a reconstrução do órgão.

Covas desceu às 8 horas da manhã para o Centro Cirúrgico do Instituto do Coração – Incor, onde está internado desde domingo à noite. A operação, que incluiu ainda um completo vasculhamento da região pélvica para investigar a presença de novas lesões, só terminou às 15 horas. Três horas mais tarde, Covas já estava desentubado (sem o tubo respiratório obrigatório para o processo de anestesia geral) e falante. Com a filha Renata, travou o seguinte diálogo:

– Quando que eu vou sair daqui (referindo-se à UTI)?.

– Amanhã, disse Renata.

– A que horas?, quis saber Covas.

As funções cardíacas do paciente durante todo o procedimento foram normais, sem qualquer alteração, inclusive hemodinâmica. Logo após a cirurgia, a equipe médica composta pelo gastroenterologista Raul Cutait, o urologista Sami Arap, os cardiologistas Whady Hueb e Giovanni Bellotti, além do médico particular do governador, o infectologista David Uip, explicaram os procedimentos realizados à imprensa.

De acordo com Cutait, a cirurgia foi realmente um sucesso porque eles conseguiram retirar completamente o tumor. Além disso, foi possível localizar e extirpar uma nova lesão. Acrescentou que a colostomia não cria
limitação alguma ao paciente. ‘A colostomia é uma abertura no abdômen para esvaziamento do intestino através de uma bolsa externa’, explicou. ‘E ele terá uma vida normal com os cuidados que deve ter um paciente com colostomia, ou seja, cuidados normais como assepsia local.’ Disse ainda que não existe restrição alimentar a esses pacientes.

Sami Arap comemorou o fato de não haver qualquer comprometimento na neobexiga, construída com tecido do intestino na cirurgia de 1998. ‘Está completamente preservada a sua função urinária’, garantiu. Por medida de segurança, 2 centímetros da neobexiga foram ressecados na região adjacente ao tumor.

O médico particular do governador considerou que o quadro geral do paciente era muito bom para uma cirurgia desse porte. Disse que não era possível ainda prever qual o tipo de tratamento o governador será submetido depois de sua recuperação. ‘O material que recolhemos hoje será analisado, só aí vamos discutir e definir a estratégia de tratamento’, disse Uip.

Covas passa a noite na UTI do Instituto do Coração. Um novo boletim médico será divulgado pela Assessoria de Imprensa do Incor nesta quarta-feira, dia 22, por volta do meio dia.