Circuito das Frutas e Vinhos traz gastronomia e cultura para a capital

O evento será no Parque da Água Branca de 28 a 30 de novembro

qui, 27/11/2008 - 9h02 | Do Portal do Governo

Sabores, aromas e sensações diferenciados, logo ali. Isso mesmo: o Parque da Água Branca vai oferecer tudo isso de 28 a 30 de novembro, quando sediará a Expo Circuito das Frutas e Vinhos 2008. Será uma pequena amostra do universo cultural e gastronômico que os municípios daquela região propiciam ao turista que busca lazer, diversão e descanso bem próximo à capital. A abertura da Expo será na sexta-feira, 28, às 10 horas.

O evento, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem parceria com o Pólo Turístico Circuito das Frutas – composto pelos municípios de Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo, Itupeva, Itatiba, Jarinu, Indaiatuba, Morungaba e Atibaia, mais São Miguel Arcanjo e São Roque, com a Associação de Turismo Rural do Circuito e com o Instituto Paulista de Vitivinicultura (SPVinho). A exposição vai mostrar os atrativos variados, para todo tipo de público, que a região oferece.

Serão três pavilhões para visitação no Parque da Água Branca: turístico, das frutas e dos vinhos paulistas. Cada município vai expor o que tem de melhor, como sua hotelaria, oportunidades de turismo, roteiros gastronômicos e folclóricos, frutas e vinhos disponíveis para compra.

A programação também inclui a apresentação de grupos culturais, como bandas, orquestras de viola caipira, cantores de música sertaneja e danças típicas. Após a abertura do evento, na sexta, a Associação de Turismo Rural do Circuito vai fazer um encontro especificamente para as agências de turismo emissivas da Grande São Paulo e jornalistas que cobrem a área. As agências receptivas da entidade apresentarão os produtos turísticos formatados para divulgação.

Experiência única – Os passeios aos municípios do Circuito propiciam contato com a cultura e os costumes do campo, com direito a uma gastronomia típica, que inclui degustação de frutas e vinhos característicos da região, além de outros produtos artesanais – como compotas, geléias, doces, queijos – sempre à disposição dos visitantes, da forma mais acolhedora.

A sensação remete à infância, algo como a visita à casa daquela tia bacana do interior e toda a liberdade dos arredores. Detalhe é que não tem nada de improviso: os proprietários de sítios estão prontos a receber os turistas de forma profissional, oferecendo qualidade da hospedagem à alimentação.

Aproximação – O evento é mais um dos frutos da aproximação entre a Secretaria de Agricultura, posteriormente também a de Esporte, Lazer e Turismo, e os municípios do pólo turístico, que vem ocorrendo desde meados do ano passado. Começou com um encontro, atendendo à demanda dos fruticultores, que discutiu a formação de grupos de trabalho para desenvolvimento e reativação do Circuito dentro do tripé de agroindústrias, turismo e comercialização. Discussões trouxeram à tona os gargalos e possíveis soluções.

Desde então, pesquisadores, assistência técnica e defesa vegetal da Pasta, produtores de frutas, vinhos e produtos em geral, além de autoridades municipais, têm executado uma série de ações para revitalizar a região, focando não somente nas frutas de qualidade, mas também na exploração do turismo rural, na comercialização e intensificação das exportações de frutas frescas.

Várias ações da Secretaria têm enfocado o Circuito das Frutas, como a criação de uma linha de crédito específica para fruticultura, já em andamento, e, outra, de turismo rural, que aguarda publicação de decreto por parte do governador José Serra, autorizando o projeto. Também merece destaque a instalação da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, a 28ª em funcionamento no âmbito da Secretaria, com o objetivo de agregar e ajudar no fortalecimento das diversas cadeias produtivas, e a realização de uma pesquisa específica para conhecer e vitalizar a produção de uva e vinho.

Mas outras ações já acompanham o produtor há mais tempo, como o centro de pesquisa especializado em fruticultura localizado em Louveira (divisa com Jundiaí) – que, dentre outras coisas, desenvolve novas variedades – e a subvenção ao prêmio do seguro rural, que banca 50% do prêmio pago pelo produtor para segurar a safra. As frutas são as culturas que mais demandam esse serviço.

Fontes – São possíveis fontes para matérias: agricultores que agregam valor à produção, fabricando doces e outros produtos à base de frutas; proprietários de adegas artesanais; fabricantes de cachaça; sitiantes que oferecem ao turista o sistema “colhe-pague”; pesquisadores do corpo da Secretaria que falem do aspecto econômico e/ou agronômico da região; representantes do Pólo e da Associação do Circuito. Podem, ainda, ser disponibilizados números da produção das frutas mais cultivadas na região.

Serviço

Expo Circuito das Frutas e Vinhos 2008
Data: 28 a 30 de novembro, Horário: das 6 às 19 horas
Local: Parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca)
Av. Francisco Matarazzo, 455, Bairro Água Branca – São Paulo/Capital

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento