“Circuito Cultural Paulista” e “Viagem Literária” chegam a 70 cidades

Dança, circo, teatro e música, exibições de filmes e bate-papos com escritores são as atrações

ter, 04/11/2008 - 14h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura dá continuidade, durante o mês de novembro, às atrações do Circuito Cultural Paulista e do Viagem Literária, em mais de 70 cidades do interior e do litoral do estado. A extensa programação cultural dos programas, iniciada em março e agosto, respectivamente, encerra este mês com mais de mil apresentações de espetáculos de dança, circo, teatro e música, além exibições de filmes e bate-papos com escritores renomados.

O Circuito Cultural Paulista realizado por meio da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da SEC, em parceria com as prefeituras dos municípios, tem como objetivo possibilitar a circulação de espetáculos culturais por todo o Estado e a democratização do acesso à cultura, pois todas as apresentações são gratuitas. Serão mais de 700 espetáculos nas áreas de música, dança, teatro e circo, em 50 municípios, até o final de novembro.

Neste último mês de eventos, destacam-se as apresentações do cantor e compositor Danilo Caymmi nas cidades de Lençóis Paulista, dia 7/11, às 20h no Four; em Monte Alto, 9/11, às 20h, no Cine Teatro Municipal Prefeito Antonio Mazza, e em Itapetininga, dia 15/11, às 20h, na praça Marechal Deodoro.

Já o Viagem Literária é uma parceria entre a SEC e bibliotecas de 40 municípios do interior e litoral do estado, que leva, mensalmente, uma atração cultural para cada uma das bibliotecas das cidades participantes. Serão, ao todo, 160 atrações com o objetivo de enriquecer as ações educativas e incentivar a participação do público nas atividades proporcionadas pelas bibliotecas.

Trata-se de uma “viagem” pelo mundo literário, por meio de bate-papos com escritores e cronistas consagrados, oficinas de criação literária e de contação de histórias, todos gratuitos e abertos ao público de todas as idades. Em novembro, destacam-se as oficinas Narrativas Breves (E outras nem tanto) com o escritor Marcelino Freire no dia 6/11, em Jundiaí; dia 13/11, em Santa Bárbara d’Oeste; dia 14/11, em Piracicaba; 27/11, em Pederneiras e 28/11 em Lençóis Paulista.

Segundo o coordenador da UFDPC, André Sturm, o Estado foi dividido, para que os programas da SEC cheguem a todas as regiões. “Dessa forma, consolidamos uma política de difusão de espetáculos no interior e litoral, para que as cidades tenham uma programação cultural continuada e de qualidade”.

As programações completas dos dois programas podem ser encontradas no site da Secretaria da Cultura: www.cultura.sp.gov.br.

Da Secretaria da Cultura