Circuito Cultural Paulista começa em 20 cidades

Circuito levará mais de 700 espetáculos gratuitos de diversas expressões artísticas para 50 cidades

sáb, 08/03/2008 - 19h10 | Do Portal do Governo

Começa oficialmente neste sábado (8), em 18 cidades do Estado o Circuito Cultural Paulista, programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), em parceria com as prefeituras dos municípios.

Suzano, na região da grande São Paulo, e São Simão, na região de Ribeirão Preto, anteciparam o lançamento do Circuito para o dia 7, com a apresentação do espetáculo teatral 121.023J, da Cia. Auto Mecânica, e do circense Palhaços para Sempre, da Escolinha do Pururuca, respectivamente.

O Circuito Cultural Paulista levará mais de 700 espetáculos de diversas expressões artísticas como música, dança, teatro e circo, além de atividades em bibliotecas e projeções de filmes em alguns municípios que não possuem salas de exibição, para 50 cidades, entre os meses de março e novembro deste ano. Todas as apresentações são gratuitas.

“A proposta do Circuito Cultural Paulista é consolidar uma política de difusão de espetáculos no interior e litoral do Estado, para que as cidades tenham uma programação cultural continuada e de qualidade”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Ao todo serão nove meses de atividades culturais, com mais de 250 artistas envolvidos, sendo que 30 cidades receberão duas apresentações mensais e 20, uma por mês. “São, em média, 20 espetáculos por semana”, diz Sturm.

“Os municípios foram escolhidos levando-se em conta a existência de teatros ou auditórios; cidades que procuraram nossa unidade ao longo de 2007 interessadas nesse tipo de programação e, por fim, a distribuição geográfica, para atingir todo o Estado, de norte a sul, de leste a oeste”, finaliza Sturm.

Confira a programação completa, por regiões:

Região da Grande São Paulo

Região de Campinas

Região de Marília

Região de Bauru

Região de Araçatuba

Região de Presidente Prudente

Região de Registro

Região de Ribeirão Preto

Região da Baixada Santista

Região de São José dos Campos Região de São José do Rio Preto

Região de Sorocaba

Região Central

Região de Barretos

Da Secretaria da Cultura

(L.F.)