Circuito Cultural Paulista começa dia 8 em 50 cidades do interior

Programa da Secretaria Estadual da Cultura levará ao interior 700 atrações entre março e novembro

sáb, 01/03/2008 - 12h17 | Do Portal do Governo

Com o programa Circuito Cultural Paulista, a Secretaria Estadual da Cultura vai levar mais de 700 espetáculos de dança, música, teatro e circo a 50 municípios. As apresentações começam no dia 8 de março e se estendem até novembro.

No lançamento do projeto, em fevereiro, o secretário estadual de Cultura, João Sayad, enfatizou o papel da Secretaria, na difusão da cultura em todo o Estado, e sua preocupação em permitir que expressões artísticas que não encontram canais de divulgação, sejam conhecidas. Sayad disse que a Secretaria não concentra suas atividades apenas em eventos, mas desenvolve grande esforço de formação cultural. Como exemplos, citou o programa Fábricas de Cultura e Guri, que atendem jovens de áreas com altos índices de vulnerabilidade social.

Segundo André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, o Circuito Cultural Paulista pretende desempenhar um papel importante na formação de público e permitir que as cidades do interior possa ter uma programação cultural regular durante todo o ano. Destacou também que artistas premiados pelo PAC, com trabalhos de grande qualidade, também se apresentarão no Circuito.

Programação regular

Realizado pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), em parceria com as prefeituras dos municípios, o Circuito Cultural Paulista tem como objetivo possibilitar a circulação de espetáculos culturais por todo o Estado e a democratização do acesso à cultura, pois todas as apresentações são gratuitas.

Para tanto, todas as cidades envolvidas no projeto receberão, pelo menos, um evento cultural por mês, para gerar uma programação regular e estimular o interesse e a formação de público. As cidades contempladas pelo projeto são: Andradina, Atibaia, Assis, Avaré, Bertioga, Bebedouro, Brotas, Buritama, Caraguatatuba, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Guararapes, Guaíra, Guararema, Ibitinga, Itapira, Itatiba, Itápolis, Iguape, Ilhabela, Itapetininga, Jaú, Juquiá, Lençóis Paulista, Lins, Lorena, Martinópolis, Matão, Miracatu, Mirandópolis, Mongaguá, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Presidente Epitácio, Queluz, Regente Feijó, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Rosa de Viterbo, Santa Fé do Sul, São Manuel, São Simão, Sertãozinho, Suzano, Taquarituba e Tupã.

Ao todo serão nove meses de atividades culturais, com mais de 700 espetáculos de 250 artistas, sendo que 30 cidades receberão duas apresentações mensais e 20, uma por mês.

Itinerância e diversidade O Circuito Cultural Paulista é a ampliação do projeto piloto Curto-Circuito, desenvolvido em 2007, em dez cidades do Estado, com um total de 38 apresentações de 16 artistas durante 54 dias. Em 2008, com investimento total de R$ 4,5 milhões, o Circuito Cultural Paulista oferece uma programação regular de espetáculos, por meio do uso dos equipamentos (teatros) existentes nas cidades, estímulo aos grupos locais pela troca de experiências com os artistas visitantes e o aumento do público para os artistas e grupos.

Entre os artistas participantes estão nomes como Yamandú Costa, Monica Salmaso, Vânia Borges, Ná Ozzetti, Teatro Mágico, Tião Carvalho e Trio Forró, Cia. Auto Mecânica, Fraternal Cia. Artes e Malas-Arte, Ópera da Mala, Velha Companhia, Furunfunfum, Circo de Ébanos, Circo Arte Brasil, Ballet Stagium, Dança Vida e outros.

Veja a programação dos meses de março e abril

Região da Grande São Paulo

Região de Campinas

Região de Marília

Região de Bauru

Região de Araçatuba

Região de Presidente Prudente

Região de Registro

Região de Ribeirão Preto

Região da Baixada Santista

Região de São José dos Campos

Região de São José do Rio Preto

Região de Sorocaba  

 

Da Secretaria de Cultura

(I.P.)