Cinusp apresenta mostra sobre a produção dos anos 80

Filmes serão exibidos segunda-feira, 9; entrada é gratuita

ter, 03/04/2007 - 18h39 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, 9, o Cinusp “Paulo Emilio” dará continuidade a mostra seriada Para Gostar de Cinema – Anos 80, que depois de exibir clássicos das décadas de 50, 60 e 70, terá agora como foco a produção da década de 1 980. A entrada é gratuita.

Para compor a mostra, estarão presentes diretores consagrados cuja obra transcende a década de 80, mas, no entanto sua produção é bastante característica do imaginário coletivo deste período. É o caso de Almodóvar, diretor que nas décadas seguintes firmou-se como um grande nome do cinema mundial, mas que explorou as características mais marcantes de seu estilo nos filmes desta época.

Outros realizadores que iniciaram suas carreiras ou são mais identificados com outros períodos – mas que possuem obras consagradas de suas cinematografias na década de 80 – terão seus clássicos revisitados na mostra. São eles Eric Rohmer (Pauline na Praia), Federico Fellini (E la Nave Va), Jim Jarmusch (Estranhos no Paraíso) e o recém ganhador do Oscar Martin Scorcese (Touro Indomável).

Da produção nacional, foram programados filmes marcantes. Entre eles, pode-se citar os filmes de um grupo de realizadores que iniciaram suas carreiras no contexto cinemanovista e que, de certa forma, encerraram um ciclo durante os anos 80, caso de “Memórias do Cárcere”, de Nelson Pereira dos Santos.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia favo 37 (Administração) Favo 4 (Projeção) – Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone  3091-3540/3152 . Já a programação na integra pode ser conferida no site do Cinusp.

Da USP Online