Cinusp apresenta cinco documentários como parte do festival É Tudo Verdade

Produções que serão exibidas na Cidade Universitária têm em comum a abordagem da ética como tema central

dom, 25/03/2007 - 15h28 | Do Portal do Governo

O Cinusp Paulo Emílio apresenta, a partir de segunda-feira até sexta-feira (dia 30), cinco documentários que integram o 12 o Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade. Os títulos, escolhidos entre os 141 do evento, fazem parte da 7ª Conferência Internacional do Documentário, iniciativa do festival que tem a ética como tema central nesta edição.

Serão exibidos os brasileiros Iracema, uma Transa Amazônica e A Pessoa é para o que Nasce e os estrangeiros Route 181, Fragmentos de uma Viagem na Palestina-Israel; Reis e Extras. A Caça de uma Imagem Palestina e Aparte. A entrada é gratuita.

Sinopses dos filmes e horários

• Segunda-feira (26)

16 horas: Iracema, uma Transa Amazônica. Direção: Jorge Bodanzky, Orlando Senna. Brasil, Alemanha, 1974. 90 minutos, cor, 35 mm.

Em contraste com a propaganda oficial da ditadura militar, que alardeava um país em expansão com a construção da Rodovia Transamazônica, uma câmera sensível revela os problemas que a estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Em obra que mistura documentário e ficção, uma pequena equipe de cinema vai à Amazônia rodar um filme com imensa liberdade formal. O enredo: um caminhoneiro, Tião Brasil Grande (Paulo César Pereio), encontra uma jovem prostituta, Iracema (Edna de Cássia). Juntos, percorrem parte da região amazônica, então zona de segurança nacional sob rígido controle militar, contracenando com moradores e interagindo com outros intérpretes.

19 horas: Route 181, Fragmentos de uma Viagem na Palestina-Israel. Direção: Eyal Sivan e Michel Khleifi. Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, 2004. 270 minutos, cor, DVD.

Dividido em três partes, que destacam o Sul, o Centro e o Norte, esse documentário propõe um novo olhar sobre os judeus e palestinos comuns que vivem ao longo da fronteira Palestina-Israel, delineada pela Resolução 181 da ONU, em 1947. Durante mais de um ano, os dois cineastas dedicaram-se à realização do que consideram um ato de fé cinematográfica.

• Terça-feira (27)

16 horas: A Pessoa é para o que Nasce. Direção: Roberto Berliner. Brasil, 2004. 84 minutos, cor, 35 mm.

Três irmãs unidas por uma coincidência incomum – cegas – levam a vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos dessas mulheres e revela as curiosas estratégias de sobrevivência, da qual participam parentes e vizinhos. Mergulha em suas histórias, flagrando uma trama complexa de amor e morte, miséria e arte. E acompanha, numa reviravolta inesperada, o efeito-cinema na vida dessas mulheres, que viram celebridades.

19 horas: Iracema, uma Transa Amazônica

• Quarta-feira (28)

16 horas: Route 181 (Parte 2)

19 horas: A Pessoa é para o que Nasce

• Quinta-feira (29)

16 horas: Reis e Extras. À Caça de uma Imagem Palestina. Direção: Azza El-Hassan. Alemanha, Palestina, 2004. 62 minutos, cor, Betacam.

Enquanto procura um filme perdido da OLP, a diretora Azza El-Hassan confronta-se com a sua própria história.

19 horas: Aparte. Direção: Mario Handler. Uruguai, 2002. 91 minutos, cor, DVD.

Filme sobre a perdição do homem, apresentado em contato com drogas, prisão, prostituição, violência e morte.

• Sexta-feira (30)

16 horas: Aparte

19 horas: Route 181 (Parte 3)

SERVIÇO

Cinusp: na Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia – Favo 4 – Cidade Universitária – capital Mais informações, nos sites www.usp.br/cinusp e www.etudoverdade.com.br

Simone de Marco – Da Agência Imprensa Oficial