Cinusp abre festival de filmes Russos

De 16 a 23 de julho, o Cinusp Paulo Emílio apresentará oito filmes produzidos pela Mosfilm, empresa russa de fomento à atividade audiovisual. Serão exibidos filmes de diversos gêneros: dramas, […]

dom, 15/07/2007 - 16h00 | Do Portal do Governo

De 16 a 23 de julho, o Cinusp Paulo Emílio apresentará oito filmes produzidos pela Mosfilm, empresa russa de fomento à atividade audiovisual. Serão exibidos filmes de diversos gêneros: dramas, filmes de guerra, adaptações literárias, ficção científica e thrillers históricos, contando com famosos atores e diretores russos. A mostra tem o apoio do Consulado Geral da Rússia em São Paulo e da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo.

Agonia (Agony-Rasputin) (Rússia, 1974, cor, 148min, 35mm), de Elem Klimov. Elenco: Velta Line, Alisa Frejndlikh, Anatoly Romashin, Alexey Petrenko No começo do século, enquanto milhares de camponeses morriam na Rússia, durante a guerra com a Alemanha, o czar e sua corte viviam luxuosamente. O filme traz detalhes da vida do monge Rasputin, que explora o misticismo da corte levando-a ao fanatismo. Dia 16, às 16 horas, e dia 26, às 19 horas.

Espelho (Zerkalo / The Mirrow) (Rússia, 1974, cor, 110min, 35mm), de Andrei Tarkovsky. Elenco: Margarita Terekhova, Ignat Daniltsev, Larisa Tarkovskaya, Alla Demidova. O filme mostra a vida espiritual do homem contemporâneo e suas buscas morais e estéticas. É o mais autobiográfico trabalho de Tarkovsky. Dias 16 e 20, às 19 horas, e dia 23, às 16 horas.

A Estrela (Zvezda / The Star) (Rússia, 2002, cor, 97min, 35mm), de Nikolay Lebedev.

Elenco: Igor Petrenko, Artem Semakin, Alexey Panin, Alexey Kravchenko. No verão de 1944, o exército nazista prepara uma divisão para uma ofensiva na Rússia. Em resposta, os russos enviam um grupo de sete atiradores para uma operação contra-ofensiva atrás das linhas inimigas. Dias 17, 19 e 27, às 16 horas.

Cidade Zero (Gorod zero / The town of zero) (Rússia, 1988, cor, 97min, 35mm), de Karen Shakhnazarov.Elenco: Oleg Basilashvili, Leonid Filatov, Vladimir Menshov, Armen Dzhigarkhanya. Em plena era da Perestroika, um engenheiro chega a uma cidade soviética para inspecionar uma fábrica e encontra uma secretária nua, um cozinheiro suicida e outras situações absurdas. Dia 17, às 19 horas, e dia 25, às 16 horas.

Stalker, O Guia (Stalker) (Rússia, 1979, cor, 163min, 35mm), de Andrei Tarkovsky.

Elenco: Alexander Kaidanovsky, Alissa Freindlikh, Anatoly Solonitsyn, Nikolai Grinko.

Ninguém sabe explicar o surgimento de uma zona misteriosa no planeta. Apesar do perigo e do isolamento decretado pelo governo, as pessoas tentam entrar. Alguns marginais, conhecidos como “stalkers”, sabem entrar e evitar as armadilhas dessa Zona. Dias 18 e 26, às 16 horas, e dia 24, às 19 horas.

Anna Karenina (Anna Karenina) (Rússia, 1967, cor, 145min, 35mm), de Alexander Zarkhi. Elenco: Tatiana Samoylova, Nikolay Gritsenko, Vassily Lanovoy, Yury Yakovlev.

Trágica história de amor e infidelidade. Anna Karenina acredita ser impossível renunciar aos seus sentimentos. Rejeita a moral da sociedade e tenta defender o seu direito de amar. Baseado no romance homônimo do escritor russo Leon Tolstoi. Dias 18 e 27, às 19 horas, e dia 24, às 16 horas.

Andrey Rublev (Andrei Rublev) (Rússia, 1966, 205 min, cor/p&b, 35mm), de Andrei Tarkovsky. Andrey Rublev é um pintor de ícones na Rússia do início do século XV que foi encarregado de pintar as paredes da Catedral da Anunciação, no Kremlin. Ele trabalha sob a direção do mestre grego Téofanes, que é atormentado pela crueldade da época, a qual atribui à ira do céu, enquanto que Rublev acredita no livre arbítrio. Dias 19 e 25, às 19 horas.

Quando Voam as Cegonhas (Letyat zhuravli / Cranes are flying) (Rússia, 1957, P&B, 97min), de Mikhail Kalatozov. Elenco: Tatiana Samoylova, Alexei Batalov, Vassily Merkuriev, Alexander Shvorin. História de um amor de um casal apaixonado que é afastado pela guerra. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o filme é baseado na peça Vivo para sempre, de V. Morózova. Dia 20, às 26 horas, e dia 23, às 19 horas.

Da Agência USP Online