Cinema sobre rodas promove diversão a populações carentes

14 cidades paulistas serão beneficiados por projeto do ProAC

sáb, 22/08/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Um caminhão que se transforma em sala de cinema (com som digital, ar-condicionado, banheiro, rampa de acesso a deficientes, pipoqueiras e dispenser para refrigerante) está rodando o interior do Estado levando diversão e cultura a adultos e crianças. O veículo acomoda 92 pessoas diante da telona.

A ação, chamada Cinetransformer São Paulo, integra o programa de inclusão social organizado pela Cepar Cultural, que pretende levar à população de baixa renda de 14 cidades diversão, lazer e cultura gratuitos. Durante dois meses, o cinema móvel exibirá cinco sessões diárias de filmes – nacionais e internacionais -, todos com classificação etária livre, selecionados em parceria com a Secretaria da Educação e professores das escolas locais. A expectativa é que o programa beneficie aproximadamente 18 mil crianças e adolescentes até outubro.

As apresentações ocorrem todos os dias, das 10 às 18 horas. Durante a semana, as sessões são dirigidas às escolas e, sábados e domingos, abertas à comunidade. Ao entrar na sala, cada criança recebe uma máscara descartável para prevenir a gripe suína. Ao final da sessão, ganham pipoca e refrigerante. O projeto tem apoio do Instituto Gerdau, das prefeituras regionais e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), que permite aos patrocinadores do projeto deduzir a quantia investida em ações culturais até 3% de ICMS do valor fiscal devido.

Próximas paradas pelo interior:

– Pindamonhangaba: até 23 de agosto
– Bragança Paulista: 26 de agosto
– Limeira: 28 e 29 de agosto
– Águas de Lindoia: 31 de agosto e 1o de setembro
– Araraquara: 4 e 5 de setembro
– Ribeirão Preto: 7 e 8 de setembro
– Birigui: 11 e 12 de setembro
– Bauru: 14 e 15 de setembro
– Botucatu: 17 de setembro
– Sorocaba: 20 a 28 de setembro
– Embu: 1o de outubro
– Cubatão: 3 de outubro

Da Agência Imprensa Oficial