Cinema do Memorial do Imigrante destaca histórias japonesas

Em junho, a programação gratuita de filmes homenageia os imigrantes orientais

qui, 05/06/2008 - 16h44 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, o Memorial do Imigrante, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, oferece neste mês de junho, gratuitamente ao público, uma programação especial, com filmes de Akira Kurosawa, o maior cineasta que o Japão já teve, e Clint Eastwood, que relatam momentos da história do Japão, sua cultura, seus sonhos e sofrimentos.

O Cine Vídeo Memorial, com capacidade para 100 pessoas, oferece sessões gratuitas todos os sábados, às 14 horas. Confira abaixo a relação de filmes deste mês:

07/06/2008

Cartas de Iwo Jima

(Letters From Iwo Jima), EUA, 2006

Drama, 140 minutos

Direção: Clint Eastwood

Sinopse: O filme conta a história da batalha de Iwo Jima, travada entre soldados do império japonês e do exército norte-americano, durante a Segunda Guerra Mundial. A narrativa se desenvolve pelo ponto de vista dos soldados japoneses que participaram do conflito. Este é o segundo longa-metragem dirigido por Eastwood a respeito do momento chave da campanha do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi “A Conquista da Honra”, que apresentou a batalha sob a perspectiva norte-americana.

14/06/2008

Ran

(Ran), França/Japão, 1985

Drama, 161 minutos

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1985

Direção: Akira Kurosawa

Sinopse: É a adaptação para o cinema da obra trágica de Shakespeare, Rei Lear, transposta para o Japão na época dos samurais. Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu), o que gera uma disputa sangrenta entre os irmãos, até um trágico desfecho. 

21/06/2008

Rapsódia em Agosto

(Hachigatsu no Kyoshikyoku), Japão, 1991

Drama, 97 minutos

Direção: Akira Kurosawa

Sinopse: Durante umas férias de verão, uma senhora sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki está com seus quatro netos reunidos e conta para eles as lembranças do dia do ataque, que vitimou milhares de pessoas, entre elas, seu marido. 

 28/06/2008

Sonhos

(Yume), Japão/EUA, 1990

Drama, 119 minutos

Direção: Akira Kurosawa

Sinopse: São oito pequenos filmes separados que, de alguma forma, conectam-se entre si, com uma dose fabulosa de poesia e beleza. O homem e sua relação com o seu próprio ambiente é um tema comum. O filme traz a peculiaridade contemplativa do cinema do Japão, a música característica e os figurinos exóticos aos olhos do ocidente.

Cine Vídeo Memorial do Imigrante

Sessão única – Todo sábado às 14h

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – Metrô Bresser – São Paulo – SP

Entrada gratuita

Informações: (11) 2692-1866

Do Memorial do Imigrante

(M.C.)