Cinema da USP presta homenagem aos filmes de Western

Mostra começa no dia 11, com sessões gratuitas às 16 e às 19 horas

sex, 08/02/2008 - 16h46 | Do Portal do Governo

De 11 a 22 de fevereiro, o Cinusp Paulo Emilio apresenta a mostra Horizontes do Oeste. Durante duas semanas, será prestada uma homenagem aos filmes de Western, ou faroeste, gênero de cinema tipicamente norte-americano que, para além do estereótipo, costuma trazer temas como conflitos étnicos, xenofobia, despotismo de poderosos, o exercício da lei e a da justiça através de códigos de honra, bravura e moralismo. Pela universalidade do tema, a linguagem desses filmes ultrapassou as fronteiras americanas e ganhou espaço em produções de diversos países.

Os Westerns retratam, na maioria das vezes, a violência do Oeste dos Estados Unidos, no período entre a Guerra Civil e o final do Século XIX. Diversos nomes são associados ao gênero, como o do ator John Wayne e dos diretores John Ford e Howard Hawks.

Na Itália, surgiu um sub-gênero chamado western spaghetti, com cowboys viris e honrados, em produções de baixo orçamento filmadas em regiões da Espanha parecidas com o Oeste norte-americano. Nestes filmes se destacaram diretores como Tonino Valeri, Georgio Ferroni, Sergio Corbucci e Sergio Leone, este último conhecido pela subversão de algumas convenções do gênero e pela relativização da moral de seus personagens.

Mesmo com os estúdios não produzindo mais praticamente nenhum filme de Western, algumas produções dialogam de algum modo com o gênero, como os recentes Três enterros (2006) e Estrela Solitária (2005). A mostra do Cinusp abrange o histórico do gênero de forma ampla, desde a sua consolidação nos Estados Unidos, passando por produções de outros países e chegando até as produções atuais.

Na primeira semana serão exibidos Matar ou morrer, Os brutos também amam, Três enterros, Rio Lobo e Era uma vez no Oeste. Para a segunda semana da mostra, estão previstos os filmes Estrela Solitária, O segredo de Brokeback Mountain, O dólar furado e O Homem que matou o facínora.

As sessões do Cinusp acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, e são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados momentos antes do início da sessão. Localiza-se na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4 da Colméia, Cidade Universitária, São Paulo. A sala de exibição tem capacidade para receber até 100 pessoas por sessão.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 ou pelo e-mail cinusp@edu.usp.br

Da Agência USP de Notícias

(C.C.)