Cinema da USP exibe programação especial de CineEsquemaNovo

Mostra será apresentada de hoje até o dia 5 de outubro

seg, 01/10/2007 - 11h23 | Do Portal do Governo

O Cinema da USP (Cinusp) Paulo Emílio, exibe desta segunda-feira, 1º de outubro, até o dia 5, uma programação especial do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN), com curtas e longas-metragens premiados em suas edições de 2006 e 2007. As sessões contemplam cinco programas diferentes selecionados pela organização do festival, contemplando dois longas e 18 curtas de diversas partes do Brasil. As sessões, às 16 e 19 horas, têm entrada gratuita.

A mostra que vem a São Paulo é composta por produções que apostam em diferentes frentes: animações insuspeitas (“Conjunto Residencial” e “Eu Sou Como o Polvo”), tributos a la Nouvelle Vague satirizando o establishment do cinema brasileiro (“Acossada”), investigação sobre as origens do cinema alternativo na Bahia (“Bitola Cabeça Super-8”), falsificação da realidade (o caótico “IGRREV”), etnografia (“Kilmayr” e “Um Fazedor de Filmes”) e trabalhos que dialogam mais com a idéia de videoarte do que com a conotação de “cinema” propriamente dita (“Man.Road.River” e “Le Même Chapeau que Toi”), entre outros exemplos, como o meticuloso “Éternau” e o desde já clássico “Eletrodoméstica”. Nos longas, espaço para o recentemente em cartaz em circuito comercial “Conceição – Autor Bom é Autor Morto” e para o documentário “Fala, Mulher!”.

Confira as sessões e horários:

Sessão 1 – Longa metragem. “Conceição – Autor Bom é Autor Morto”, de Daniel Caetano, André Sampaio, Guilherme Sarmiento, Samantha Ribeiro e Cynthia Sims – (78min). A história de um combate entre os personagens de um filme e seus autores em um bar – até o momento em que o Caçador chega em busca de sua presa. Dia 1º, às 16 horas, e dia 5, às 19 horas.

Sessão 2 – Longa Metragem – “Fala, mulher!”, de Graciela Rodriguez e Kika Nicolela – (80 min). Em 2003 em São Paulo, 15 mulheres afro-descendentes falam sobre suas vidas. No cotidiano, são trabalhadoras batalhando por sua sobrevivência. No entanto, são rainhas na escola de samba e incorporam deuses nos barracões do Candomblé. Dia 2, às 19 horas, e dia 4, às 16 horas.

Sessão 3 – Curtas-Metragens (seis filmes, 89min). “Eletrodoméstica”, Ä Farsa do Acre”, “Éternau”, “Conjunto Residencial”, “Bitola Cabeça Super-8”, e “IGREEV – Igreja Revolucionária dos Corações Amargurados”. Dia 1º, às 19 horas, e dia 3, às 16 horas

Sessão 4 – Curtas-Metragens (seis filmes, 80 min). “Ëntre Paredes”, “Um Fazedor de Filmes”, “Le Méme Chapeau que Toi – O Mesmo Chapéu que o Teu”, “O Ditado”, “Material Bruto”, e “Äcossada”. Dia 2, às 16 horas, e dia 4, às 19 horas.

Sessão 5 – Curtas-Metragens (seis filmes, 72 min). “Man.road.river”, “Um Filme Chamado Sfincter “, “Eu Sou Como o Polvo”, “Veludo e Cacos de Vidro”, “Kilmayr” e “Historietas Assombradas para Crianças Mal-criadas”. Dia 3, às 19 horas, e dia 5, às 16 horas.

O Cinusp fica na rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 37, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca e há 100 lugares.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 / 3664; e-mail cinusp@edu.usp.br;

site www.usp.br/cinusp

Da Agência USP de Notícias

(C.C.)