Cinema: Cinusp exibe filmes da 17º Mostra Internacional de Curta Metragens de São Paulo

Evento vai etá o dia 2 de setembro

seg, 28/08/2006 - 8h30 | Do Portal do Governo

O Cinusp será uma das nove salas da cidade a exibir filmes da 17º edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, evento vai até 2 de setembro. A partir de segunda (28), o Cinusp exibe dezenas de produções da Espanha, África do Sul, EUA e muitos outros países. No âmbito nacional, a diversidade também é uma marca. A apresentação de curtas de vários estados garante diferentes sotaques e jeitos de fazer cinema na tela.

O grande tema deste ano é Conceito e forma, que apresenta trabalhos com uma forte marca autoral tanto narrativa quanto estilística. Dentro dele as exibições no Cinusp estão divididas em seis mostras: Cinema em curso, Mix Brasil, Mix Jovem, Dark Side, Oficinas Kinoforum e Filme Livre.

Em Cinema em Curso são exibidos curtas produzidos em cursos universitários de audiovisual de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e finalizados em película. Um momento para os futuros cineastas serem vistos pelo grande público e trocarem experiências. O carioca A Goiageira e o brasiliense A vingança da bibliotecária são alguns destes nomes.

A mostra Mix Brasil completa seis anos, sempre exibindo filmes de temática GLBT, como o espanhol K e a produção inglesa Summer. Mix Joven, como a alcunha esclarece, trata de experiências dos mais jovens, em títulos como Airplanes (EUA) e Coolness (Espanha).

Fruto da Mostra Terror, exibida na 14º edição, Dark Side traz produções de horror incisivas e ecléticas, seja no brasileiro Akai ou no francês Angel dust. Curtas produzidos desde fevereiro nas Oficinas Kinoforum – uma atividade paralela -,  serão apresentados na mostra de mesmo nome. “Foram produzidos 23 curtas digitais ao longo do ano e uma seleção de 12 dele será exibida no Cinusp”, explica Chrisian Saghaard, coordenador das oficinas.

A Mostra do Filme Livre (MFL), vem de um evento experimental nascido há cinco anos, que tem questionado o fazer e o exibir filmes. Um exemplo é o brasileiro a Re-volta do Rei João.

São filmes inéditos, todos concluídos no período 2005/2006 e não inscritos na última mostra. Apesar de não ter um cunho competitivo, o evento oferece os prêmios aquisição e difusão, revelação, além de troféus. A Mostra Internacional promove ainda atividades paralelas, como workshops e palestras, em diversos pontos da Capital. Tudo gratuitamente.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, na Cidade Universitária em São Paulo. Mais informações sobre a Mostra no site do Kinoforum (instituição organizadora do evento) www.kinoforum.org.br/curtas/2006.

Veja aqui a programação do CINUSP