#CineCiência debate o filme ‘O menino que descobriu o vento’

Longa baseado em história real de jovem do Malawi que desenvolveu turbina de vento inovadora tem análise online no domingo (12)

sáb, 11/07/2020 - 18h20 | Do Portal do Governo

O #CineCiência, tradicional programa do Museu da Imagem e do Som (MIS) que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre um filme em longa-metragem de variados gêneros, ganha uma edição online na programação do #MISemCasa.

Desta vez, “O menino que descobriu o vento”/The Boy Who Harnessed the Wind (Dir. Chiwetel Ejiofor, 2019, EUA/Malawi/França/Reino Unido, 1h53, 12 anos, disponível na Netflix), é o tema da transmissão ao vivo que acontecerá neste domingo (12), às 17h, no canal do MIS no YouTube.

William Kamkwamba tinha 14 anos quando construiu a primeira turbina eólica para bombear água ao cultivo de alimentos no seu vilarejo, no Malawi, um dos países mais pobres da África.

O debate, mediado por José Luiz Goldfarb, curador do projeto, conta com a participação de Bárbara Carine Soares Pinheiro (mãe, militante negra, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela UFBA/UEFS, docente da UFBA e idealizadora da Escolinha Maria Felipa) e do professor, pesquisador, palestrante e articulista da revista Raça Brasil Carlos Eduardo Dias Machado (Gyasi Kweisi Mpfume).

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Coronavírus – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.