Cine Sabesp sedia Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Cinco filmes dos alunos da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (USP), serão exibidos na noite

seg, 09/08/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Cine Sabesp sedia nesta segunda-feira, 9, a partir das 20 horas, a abertura do 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário. O evento, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 28 de julho e 8 de agosto, ocorre em São Paulo entre os dias 9 a 15 de agosto. Entre os dias 10 e 15, a programação segue no Cine Olido, Cine Sesc, Cinusp e no Centro Cultural da Juventude. A entrada é franca.

A abertura do festival contará com exibição de uma seleção de filmes, além do lançamento do terceiro DVD com coletânea mais recente de produções dos alunos do Curso Superior do Audiovisual, do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicação e Artes, da UNiversidade de São Paulo (ECA-USP).

Dos oito filmes que compõem o DVD, cinco serão exibidos na noite, juntamente com o Projeto Sal Grosso 9, curta-metragem produzido a partir de um roteiro selecionado no workshop realizado durante festival do ano anterior.

Entre os filmes da ECA-USP, destaca-se Nuvens, de Daniel Grinspum, delicado retrato do cotidiano de uma menina de nove anos que vende balas num cruzamento de São Paulo. O curta já foi exibido em festivais como os Beijing Film Academy (China), Tel Aviv Student Film Festival (Israel), Saint Petersburg International Youth Film Festival (Rússia), e Festival Internacional de Cortos Metrajes de Santiago (Chile), La Pantalla Latina (Suíça), tendo sido premiado pelo público na China e na Suíça. Na Jornada Internacional de Cinema da Bahia, foi premiado pelo CTAv (Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura) como a melhor mixagem.

Outros destaques são A Guerra de Arturo- de Júlio Taubkin e Pedro Arantes, também premiado pelo público no Festival Internacional de Curtas-Metragem de São Paulo e no Amazon Film Festival, além de uma Menção Honrosa no Festival de Huelva, na Espanha – e Feliz Desaniversário, de Fábio Souza, que conta com as participações no elenco de Marcélia Cartaxo e Luiz Carlos Vasconcelos.

Os outros filmes que serão exibidos são Mais Uma Noite, de Pedro Morelli e Luís Eduardo Amaral, O Presidente, de Luíza Favale, e um episódio da série Contos de Obituário, de Ricardo Mordoch.

A sala do Cine Sabesp é composta de 271 lugares, ar-condicionado, poltronas confortáveis e som dolby digital. Nas dependências do cinema, o público conta ainda com um café e bomboniére, além de diversos espaços lúdicos e interativos com informações sobre o tratamento de água realizado pela companhia de saneamento. O cinema é adaptado para acessibilidade de deficientes.

Serviço
Abertura do 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Data: segunda-feira, 9
Horário: 20 horas
Local: Cine Sabesp
Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros
Página eletrônica do festival: http://www.fbcu.com.br/2010/

Da Sabesp