Cine MIS é lançado neste sábado com mostra especial em Campos do Jordão

Projeto da Secretaria da Cultura pretende democratizar acesso ao cinema e descentralizar atividades do Museu da Imagem e do Som

ter, 05/07/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Quem pretende aproveitar a programação musical do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão poderá, a partir deste sábado, 9, conferir também a estreia do Cine MIS – projeto da Secretaria da Cultura que tem o objetivo de interiorizar as atividades do Museu da Imagem e do Som (MIS). Serão três semanas de programação especial no Espaço Cultural Dr. Além, prédio construído na década de 40, originalmente como um cinema. A abertura do Cine MIS acontecerá às 18h com a projeção de Caminhos da Mantiqueira, documentário em formato road movie sobre a região entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde está localizada a cidade de Campos do Jordão.  

Essa mostra será um piloto do projeto que a Secretaria pretende levar para outros municípios através do MIS. Os focos são a democratização do acesso ao cinema e a divulgação do acervo do museu. “Com o Cine MIS, queremos levar o museu para fora do seu espaço físico, de forma a abranger o maior público possível”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

O Cine MIS é uma evolução da iniciativa que a Secretaria iniciou em julho do ano passado com a doação de equipamentos de projeção digital para Prefeituras do interior. “Só 120 municípios do Estado de São Paulo têm salas de projeção atualmente”, lembra o Secretário. A novidade é a inserção do museu no projeto, o que agregará qualidade à programação, além de incluir um viés de capacitação. Cem kits de projeção estão sendo adquiridos atualmente pela Secretaria para doação aos municípios.

O MIS apoiará na instalação dos equipamentos e treinará as pessoas responsáveis pela operação em cada cidade. Além disso fará a curadoria da programação oferecendo mostras de filmes e cursos de capacitação. Os espaços para projeção serão cedidos pelas Prefeituras ou Câmaras de Vereadores.

Campos do Jordão

Para a estréia do Cine MIS em Campos do Jordão, o diretor-executivo do Museu da Imagem e do Som, André Sturm, preparou uma programação variada e que dialoga com a temática do Festival Internacional de Campos do Jordão. Além de projetado no sábado, Caminhos da Mantiqueira será novamente exibido no domingo, 10, às 15h. Na primeira semana do projeto, e 11 a 17 de julho, serão exibidos filmes selecionados pelo Festival In-Edit, especializado em documentários sobre música.

Serviço
Cine MIS em Campos do Jordão
Local:
Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miraglia, 1582, Vila Abernéssia
Data: De 9 a 31 de julho
Preço: R$ 2,00
Confira a programação abaixo:

Caminhos da Mantiqueira

Dirigido por Galileu Garcia Jr., Caminhos da Mantiqueira percorre estradas, histórias e vidas em busca da identidade própria e única da Serra da Mantiqueira. O documentário de longa metragem (79 min) apresenta com sensibilidade um pedaço relativamente desconhecido de muitos brasileiros, apesar de sua extrema importância para o país.  Embora a região seja cortada pelas fronteiras políticas entre três estados da federação – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – a Mantiqueira apresenta características próprias, naturais e históricas. O documentário se vale de um formato road movie, ‘protagonizado’ pela equipe que se deslocou ao longo de 35 dias por quase 40 cidades da serra; percorreu vales e escalou vários de seus cumes; adentrou suas florestas e parques e, o mais prazeroso, ouviu suas gentes: agricultores, tropeiros e violeiros, claro, todos contadores de causos. Assista ao trailer aqui: www.youtube.com/watch?v=AYfgSUoSB2U

Programação – primeira semana
Sábado, 9/7
18h – Caminhos da Mantiqueira

Domingo, 10/7
15h – Caminhos da Mantiqueira

Terça, 12/7
16h – Loki
18h30 – Cartola – Música para os Olhos

Quarta, 13/7
16h – Titãs, a Vida até Parece uma Festa
18h30 – Fabricando Tom Zé

Quinta, 14/7
16h – Um Homem de Moral
18h30 – Elza

Sexta, 15/7
16h – Hebert de Perto
18h30 – João Donato – Nasci para Bailar

Sábado, 16/7
14h30 – Recife Beat
16h30 – Cartola – Música para os Olhos
18h30 – Loki
20h30 – Fabricando Tom Zé

Domingo, 17/7
14h30 – Hebert de Perto
16h30 – Um Homem de Moral
18h30 – Titãs, a Vida até Parece uma Festa
20h30 – Elza

Da Secretaria da Cultura