Cigarro é principal causa do câncer de cabeça e de pescoço

Cerca de 95% dos pacientes que desenvolvem tumores de cabeça e pescoço têm histórico de tabagismo ou são fumantes ativos

sáb, 06/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Um levantamento realizado pelo setor de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria da Saúde , apontou um dado alarmante: cerca de 95% dos pacientes que desenvolvem tumores de cabeça e pescoço tem histórico de tabagismo ou são fumantes ativos. O levantamento, que foi realizado com 327 pacientes, apontou também que os homens são os mais atingidos pelos tumores nessa região, representando cerca de 90% dos pacientes atendidos.

Além disso, em 60% das pessoas atendidas, as neoplasias estão localizadas na boca ou na faringe, o que também pode estar vinculado ao cigarro. “Outros fatores de risco importantes são o consumo de bebidas alcoólicas em excesso e infecção por papilomavírus humano (HPV)”, alerta o oncologista clínico do Icesp, Gilberto Castro.

Semanalmente, o instituto recebe de cinco a dez novos casos de câncer nesta região do corpo – um volume alto, segundo o especialista. Apesar desses tumores apresentarem detecção precoce facilitada, por estarem em locais visíveis, a maioria dos pacientes descobre a doença em estágio muito avançado.

Prevenção

Alguns dos sintomas manifestados por esses tipos de cânceres podem ser manchas brancas na boca, dor, lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada, nódulo no pescoço presente por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir.

A doença pode ser evitada com medidas simples como não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso e dar preferência aos alimentos pobres em gordura e ricos em fibras. Também é importante que as pessoas habituem-se a examinar a sua boca diante do espelho à procura de caroços, aftas, manchas brancas e outros ferimentos. Além disso, cuidar da higiene bucal e visitar o dentista periodicamente ajudam a realizar a detecção precoce de um câncer.

Da Secretaria da Saúde