Cientistas descrevem quatro novas espécies de caranguejos

Os crustáceos pertencem à família Pseudothelphusidae, que habita ambientes terrestres próximos a rios e riachos

ter, 22/09/2015 - 20h49 | Do Portal do Governo

Cientistas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) descreveram quatro novas espécies de caranguejos. Os crustáceos pertencem à família Pseudothelphusidae, que habita ambientes terrestres próximos a rios e riachos.

As quatro novas espécies descritas são: Kingsleya castrensis, Kingsleya celioi, Microthelphusa furcifer e Brasiliotelphusa n. sp.

O gênero Brasiliotelphusa é um grupo exclusivamente brasileiro. Aparentemente, para um leigo, não há como identificar diferenças entre as espécies, a não ser pelos tamanhos distintos.

Dentre as quatro novas espécies, o caranguejo Kingsleya castrensis é considerado o maior, com sua carapaça medindo cerca de 7 centímetros. Essa espécie foi descoberta pelos cientistas Manuel Pedraza, da USP, José Eduardo Martinelli-Filho e Célio Magalhães, ambos do do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A espécie Kingsleya celioi é a menor delas, com uma carapaça de apenas entre 3,5 centímetros. Os cientistas identificam as diferenças entre as espécies analisando os machos da espécie.

Do Portal do Governo do Estado