Ciência: Microcápsulas combatem deficiência de ferro

nd

sex, 13/07/2001 - 16h20 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Laboratório de Tecnologia de Partículas (LTP) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desenvolveram microcápsulas de sulfato de ferro que viabilizam o uso desse composto na fortificação de alimentos.

Adicionadas ao leite em pó reconstituído, essas microcápsulas aumentaram em mais de quatro vezes a absorção de ferro pelo organismo em relação ao leite enriquecido  de 2% a 3% para 13%. O projeto, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pode ser objeto de patente.

A deficiência de ferro afeta um terço da população mundial e, embora o sulfato de ferro seja barato, disponível no Brasil e um dos compostos mais usados para enriquecer alimentos, faltava desenvolver uma encapsulação eficiente. A engenheira química Maria Inês Ré, chefe do LTP e coordenadora do projeto, considera que a microencapsulação pode mascarar o sabor dos minerais nos produtos enriquecidos, reduzir a reatividade com outros ingredientes e controlar sua liberação na parte específica de melhor absorção no trato gastrointestinal.

A microencapsulação é pouco conhecida no Brasil e suas aplicações incluem a indústria de alimentos, farmacêutica e de herbicidas, adição de enzimas a sabão em pó e anúncios de perfume impressos em que, a um toque no papel, sente-se o aroma. A pesquisa deu origem a um novo projeto, em que a equipe de pesquisadores estudará uma forma de aumentar o valor de absorção do ferro para chegar a um design ideal do produto.