Ciência: Fapesp lança mais dois genomas

Os pesquisadores ligados à Organização para Seqüenciamento e Análise de Nucleotídeos

ter, 26/09/2000 - 19h37 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores ligados à Organização para
Seqüenciamento e Análise de Nucleotídeos

A Rede ONSA, rede virtual de laboratórios de pesquisa genômica, criada pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), já iniciaram a decodificação dos genomas de mais duas bactérias. Depois de decifrar o genoma da Xylella fastidiosa e se aproximar da conclusão dos projetos genoma cana, câncer e Xanthomonas citri, eles começaram o seqüenciamento da variedade de Xylella responsável pela doença de Pierce, que ameaça as videiras da Califórnia, região produtora de vinhos nobres, e o da Leifsonia xyli, conhecida anteriormente como Clavibacter, que ataca o talo da cana-de-açúcar. Os dois projetos serão desenvolvidos no âmbito de um novo programa Genomas Ambientais e Agronômicos.

O projeto de seqüenciamento da Xylella da videira, muito disputado entre laboratórios norte-americanos, será desenvolvido em parceria com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e coordenado no Brasil por Marie-Anne Van Sluys e Mariana Cabral de Oliveira, do Instituto de Biociências da USP. O acordo entre a FAPESP e o USDA prevê um investimento de US$ 500 mil e os resultados serão divulgados até agosto de 2001.

O seqüenciamento da Leifsonia xyli também será desenvolvido em cooperação internacional com um laboratório australiano e co-financiado pela Cooperativa dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar). A coordenação é de Luís Eduardo de Aranha Camargo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.