Ciência e Tecnologia são destaques nas agendas das Etecs e Fatecs

Eventos das unidades do CPS estimulam participantes a compreender como setores impactarão mundo pós-pandemia

qui, 15/10/2020 - 19h29 | Do Portal do Governo

Os eventos de Ciência e Tecnologia promovidos pelas Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdade de Tecnologia (Fatecs) estaduais todos os anos em outubro vão ocorrer em formato digital em 2020. Com especialistas reconhecidos nas áreas de marketing digital, tecnologia da informação, gestão e educação, a programação diversificada inclui Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e iniciação científica.

Estão previstas também atividades em ambiente que favorece a troca de experiências e crescimento acadêmico para estudantes, professores e pesquisadores. As atividades desenvolvidas integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo Governo Federal em 2004, com a proposta de promover a popularização do conhecimento científico e tecnológico.

Por meio de feiras virtuais, palestras, pitches, webinares, games e atividades práticas, a ideia das Etecs e Fatecs é estimular os participantes a conhecer tendências e compreender como a ciência e a tecnologia vão impactar o mundo pós-pandemia.

A 11ª edição da Bentotec – evento da Etec Bento Quirino, de Campinas, por exemplo, contará com o lançamento da plataforma de conteúdo científico Experience. “É a primeira vez que lançaremos uma plataforma digital e faremos uma feira virtual ao vivo. Nossa expectativa é grande. Estamos nos organizando para proporcionar um evento profissional com apresentações inspiradoras e muita inovação”, afirma o coordenador-geral do evento, Daniel de Toledo.

O impacto da contaminação pelo novo coronavírus será abordado em outras unidades do Centro Paula Souza (CPS). Na Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, a crise sanitária será discutida na programação do 22º Simpósio Ciência e Tecnologia em Tempos de Pandemia.

Destaques da programação

Na Fatec Pindamonhangaba, os destaques da programação vão abordar trabalho remoto, empreendedorismo e economia colaborativa. Para a diretora, Cristina de Carvalho, o evento se apropria de assuntos que estão na agenda do país. “O simpósio de adequou ao momento e abordará temas atuais, que influenciam a formação dos profissionais que atuarão em um mundo em rápida transformação”, avalia.

Outros assuntos que se destacam na programação deste ano das Fatecs e Etecs são segurança na nuvem, impacto da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e-commerce, robótica e design thinking.

Confira a programação em todo o estado de São Paulo publicada no site do CPS.