Ciência e Tecnologia – Instituto de Pesquisas Tecnológicas estuda nova fonte de produção de calor

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 14 - Transformação de gramínea permite alimentar processos industriais com baixo custo e importantes benefícios amb

qui, 14/09/2000 - 8h28 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quinta-feira, dia 14

Transformação de gramínea permite alimentar processos industriais com baixo custo e importantes benefícios ambientais

O Governo do Estado, por intermédio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, apresenta nesta quinta-feira, dia 14, uma nova alternativa para a produção de calor. Trata-se de um projeto que visa transformar o capim-elefante em carvão, com o objetivo de produzir calor para alimentar processos industriais, com baixo custo e com base em fonte renovável, com importante benefício ambiental. O capim-elefante é uma gramínea de grande porte, cuja altura alcança em média três a quatro metros. Os pesquisadores do IPT divulgarão o estudo durante o 3º Encontro de Energia no Meio Rural, que acontece no Centro de Tecnologia da Universidade de Campinas (Unicamp), até esta sexta-feira, dia 15.
Ao contrário de combustíveis fósseis, a queima do capim-elefante mantém o balanço de poluentes equilibrado, pois seu crescimento acelerado retira gás carbônico da atmosfera e libera oxigênio. No momento da queima, libera-se a mesma quantidade de gás carbônico retida, mantendo o equilíbrio na geração do gás.
Está prevista a utilização inicial do capim-elefante com a queima direta nas olarias, devendo-se chegar por este processo até a produção de cimento. O processo de carvoejamento do capim permitirá ainda a estocagem e a conseqüente diversificação do seu uso. Seu emprego poderá estender-se por uma ampla faixa que vai do uso doméstico ao industrial.

Data: Quinta-feira, 14 de setembro de 2000
Horário: A partir das 9 horas
Local: Centro de Tecnologia da Unicamp – seção 5 (salão 1) – Campinas/SP.