Ciência e quadrinhos no Metrô

Série “Os Cientistas”, que alia humor à ciência e tecnologia, está exposta na estação Trianon e marcou participação do IPT em evento nacional de C&T

sex, 12/10/2007 - 14h42 | Do Portal do Governo

Quem passar pela estação Trianon-Masp do Metrô esse mês poderá ver algo além do corre-corre e das filas. Desde o dia 2, a saída para a Rua Pamplona abriga painéis da exposição “Os Cientistas em Quadrinhos”, promovida pelo IPT com apoio do Metrô de São Paulo. A mostra marcou a participação do Instituto na 4ª Semana Nacional de C&T, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que ocorreu entre os dias 1º e 6 de outubro.

A série de quadrinhos de humor, a primeira com a temática de ciência e tecnologia, é uma criação do jornalista e assessor de imprensa do IPT, João Garcia, conhecido nas tirinhas pela assinatura “Jão”. Nos quadrinhos escolhidos para compor a mostra, é possível encontrar temas atuais, como aquecimento global e racionamento de água, além de experiências lúdicas, como os jogos de 7 Erros e de “verdadeiro ou falso”, que divertem e, ao mesmo tempo, levam conhecimento e desmistificam assuntos.

Circulam pela Trianon-Masp, diariamente, uma média de 70 mil usuários, o que representa o alcance de um público grande e heterogêneo. Apesar de caminharem apressadas pela estação, muitas pessoas param para saber a que vieram os painéis coloridos que compõem a mostra. E quem não está com tanta pressa, pode se deter por mais tempo, como o bancário Randal Barbosa que, na volta do almoço, resolveu olhar painel por painel. Ele conta que foi o aspecto gráfico que mais chamou sua atenção. “Achei o visual muito bacana”, diz Barbosa. “Sempre gostei de quadrinhos, quase cheguei a trabalhar com isso, mas acabou não dando certo. Hoje, é só um hobbie”.

As tirinhas de “Jão”, que também começaram como um “passatempo”, passaram a ser publicadas em 1994, no Correio Popular de Campinas. Hoje, “Os Cientistas” podem ser encontrados na Folhinha, suplemento semanal da Folha de S.Paulo, no boletim Telescópio, da Estação Ciência da USP, nos boletins eletrônicos ComCiência, do Laboratório de Jornalismo da Unicamp (Labjor), e Pro-Scientiae, do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e no Jornal da Unesp.

IPT na Semana

Em cada “Semana de C&T”, o IPT participa com a exposição dos quadrinhos de Garcia em alguma estação do Metrô. O primeiro evento, ocorrido em 2004, levou “Os Cientistas” ao público na estação Clínicas e, de lá, prolongou sua estadia próxima aos trilhos na estação Capão Redondo. Nas outras duas edições da Semana, a exposição ocorreu na estação Sé.

A idéia de mostrar os painéis no Metrô de um convênio entre IPT e Metrô, que, por meio de seu programa Ação Cultural, disponibiliza espaço nas estações para expositores. “O objetivo de facilitar o acesso das pessoas às questões científicas por um meio divertido e de fácil entendimento está bem alinhada com as idéias do Metrô”, afirma Danilo Martire, da equipe de marketing do Metrô. “Houve uma receptividade muito boa do público nas estações. Viramos fregueses”, conta Garcia. “Atinge o objetivo de mostrar às pessoas que é possível falar de ciência e tecnologia de uma maneira diferente”.

A estação Trianon-Masp fica na linha 2-Verde, em frente ao nº 1485 da Av. Paulista, Zona Oeste da Capital.

Do IPT

(L.M.)