Cidades de SP ganham prêmio de Melhor Saneamento Básico do Brasil

Poá, Santos, Franca e Pindamonhangaba foram premiadas; dos 10 municípios mais bem colocados, 4 são atendidos pela Sabesp

qui, 28/03/2019 - 8h32 | Do Portal do Governo

O levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) em municípios com mais de 100 mil habitantes reconhece o trabalho feito pela Sabesp em Poá, Santos, Franca e Pindamonhangaba. Essas quatro cidades serão premiadas, nesta quinta-feira (28), com o título de melhor saneamento no País.

Na categoria “Rumo à Universalização”, a média geral do Brasil foi de 496,05 pontos. As cidades top 10 da Sabesp alcançaram notas maiores: Poá (499,98); Santos (499,87); Franca (497,83); e Pindamonhangaba (497,73). Além dessas, a Companhia também tem entre as 29 melhores do ranking os municípios de Taubaté, São José dos Campos e Botucatu.

Para classificá-las, o ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e também a coleta e destinação de resíduos sólidos.

Investimentos

Em Poá, por exemplo, a mais bem colocada entre as quatro atendidas pela companhia, a Sabesp prevê investir, nos próximos 30 anos, R$ 71,2 milhões para captação e tratamento de água, reservação, redes e ligações, redução de perdas e troca de redes antigas para acompanhar o crescimento populacional.

O ranking completo pode ser consultado pelo site da Abes. A premiação das cidades ocorrerá dentro da programação do II Simpósio Ranking ABES, nesta quinta-feira (28), das 9h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Química (CRQ), em São Paulo.