Cidades atendidas pela Sabesp conquistam Selo Verde Azul

Certificado confere ao município prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado

qui, 13/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Quase 62% das cidades que conquistaram o Selo Verde Azul têm os serviços de água e esgoto operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A empresa presta atendimento a 104 dos 168 municípios certificados pela Secretaria do Meio Ambiente. No total, 570 foram avaliados. A iniciativa tem por objetivo homenagear as cidades que possuem as melhores práticas de proteção e conscientização ambiental. O tratamento de esgoto é um dos critérios analisados.

Para conquistar o certificado de “Município Verde Azul” é preciso conquistar nota acima de 80 pontos em uma avaliação que vai de zero a cem. Os critérios de avaliação são esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente, órgão em que os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva. O certificado confere ao município prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.

Na primeira edição do prêmio, realizada em 2008, 44 dos 332 municípios avaliados haviam conquistado a certificação, sendo 28 deles (63,6%) operados pela Sabesp.

Da Sabesp