Cidade de Ubatuba amplia espaço para a produção de itens orgânicos

Formada por agricultores do município no ano de 2013, Rede Agroecológica Caiçara estimula a comercialização no segmento

ter, 12/06/2018 - 19h27 | Do Portal do Governo

As questões ligadas ao cultivo e comercialização de produtos orgânicos fazem parte da realidade do município de Ubatuba, no litoral norte paulista. Na cidade, a Rede Agroecológica Caiçara estimula a produção de itens do segmento.

Recentemente, a entidade firmou uma parceria com o Café Pagúque, estabelecimento local que passou a receber produtos do tipo, aumentando as opções de comercialização. Vale destacar que o café da manhã e as demais refeições oferecidas aos clientes seguem uma linha de culinária saudável, com opções vegetarianas e veganas. Tudo é feito com base em ingredientes locais, estimulando o cultivo e o consumo.

Aproximação

Formada por agricultores de Ubatuba em 2013, a Rede Agroecológica Caiçara consiste em um grupo com a finalidade de comercializar produtos sem agrotóxicos e adubos sintéticos diretamente ao consumidor. As ações promovem a aproximação entre produtores e clientes.

“A iniciativa surgiu de um arranjo interinstitucional e multidisciplinar que envolveu pesquisa, assistência técnica, extensão rural e políticas públicas em interação direta com produção e consumo”, afirmam Sílvia Moreira e Isabel Viegas, pesquisadoras do Polo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O projeto teve a coordenação do setor de pesquisas do setor de Fitotecnia de Ubatuba, ligado ao Polo Regional da Apta do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Além disso, as ações contaram com o apoio da Casa da Agricultura local, vinculada à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional Pindamonhangaba, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, da prefeitura municipal de Ubatuba e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

“A Rede Agroecológica Caiçara valoriza a produção e comercialização dos produtos agrícolas de Ubatuba, por meio da aproximação entre produtores, consumidores e técnicos”, ressalta o extensionista da Cati Antonio Marchiori, da Casa da Agricultura de Ubatuba.