Cidade de SP recebe atividades do II Encontro Paulista de Grêmios

Expectativa é de que evento, com transmissão pela internet, reúna 1,8 mil estudantes de diversas regiões do Estado

seg, 24/09/2018 - 18h59 | Do Portal do Governo

O II Encontro Paulista de Grêmios será realizado na próxima terça-feira (25), no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo. De acordo com os organizadores, a previsão é de que a iniciativa reúna mais de 1,8 mil estudantes de diferentes regiões do Estado.

Os interessados em discutir o protagonismo juvenil também podem acompanhar a transmissão ao vivo por streaming. Além disso, a interação poderá ser feita com a ajuda do aplicativo PROAcoins, voltado à descoberta de ilhas culturais por parte dos jovens da rede pública de ensino.

A partir de outubro, de maneira inédita, as agremiações da rede estadual terão uma verba exclusiva e poderão decidir sozinhas como a quantia deve ser aplicada no ambiente escolar. Ao todo, foram 5.098 projetos aprovados no programa Orçamento Participativo Jovem. Cada proposta receberá R$ 5 mil e a ideia é que os alunos aproveitem o encontro para compartilhar essas experiências.

Debates

Além do protagonismo, a programação oferece debates sobre o bullying e a nova Base Nacional Curricular Comum. Foram convidados representantes da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UNES), União da Juventude Brasileira (UJB) e União da Juventude de São Paulo.

Vale destacar que outra convidada do Encontro é Anna Luiza Calixto, de 16 anos, autora de quatro livros sobre a defesa dos direitos da criança. Ela deixou a rede estadual em 2017, porém já levou para mais de 30 escolas da região de Atibaia ideias sobre protagonismo juvenil, liberdade de expressão, acesso à educação e combate ao trabalho infantil. A estudante também mantém um canal no YouTube.