Mogi Mirim recebe atividades do 13º Dia de Campo da Tangerina

Evento no município do interior paulista destacará o manejo no terreno, doenças e novas variedades da cultura no Estado de São Paulo

qui, 14/06/2018 - 19h17 | Do Portal do Governo

A cidade de Mogi Mirim, no interior paulista, no interior paulista, sedia nesta sexta-feira (15) do 13º Dia de Campo da Tangerina e do 21º Dia da Tangerina. O evento ocorrerá na Capela Nossa Senhora de Fátima e contará com a participação de pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Vale destacar que a ação abordará o manejo no campo, doenças e novas variedades da cultura. Além disso, os profissionais do agronegócio e cientistas presentes estarão presentes em uma dinâmica em campo, no sítio Lagoa Bonita.

O pesquisador do Centro de Citricultura do IAC Fernando Alves de Azevedo ressaltará o manejo de plantas daninhas em citros, tema atual sobretudo para os pequenos produtores. “Na oportunidade, será enfatizada a eficiência do uso de herbicidas em diversos manejos de plantas de cobertura, destacando o uso da roçadora ecológica”, explica Fernando Alves de Azevedo.

Além disso, o pesquisador reforçará a importância da rotação de herbicida no campo, ao se evitar resistências de algumas daninhas. A apresentação também tratará do uso de substâncias do tipo de modo isolado ou em conjunto.

Características

Já o doutorando do IAC Rodrigo do Vale Ferreira falará sobre aspectos dos sintomas do greening em tangerinas e o manejo da doença na propriedade. O pesquisador avalia que serão apresentadas as principais características de folhas e frutos de tangerina, que se diferenciam de outros cultivos.

Segundo os organizadores, será evidenciada a grande importância do cuidado com plantios novos, monitoramento e controle do inseto vetor, bem como da erradicação de plantas doentes. “É importante um trabalho em conjunto com a vizinhança para diminuir fontes de bactéria”, afirma Rodrigo do Vale Ferreira.

A coordenadora do evento e pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel, ministrará a palestra “Novas variedades de tangerina”. O conteúdo apresentará informações sobre as novas variedades de produção das frutas, que são as principais na citricultura de mesa.