Cidade de Itaoca decreta Estado de Calamidade Pública

Município foi atingido por enchentes e inundações na noite de domingo, 12 e madrugada desta segunda-feira, 13

ter, 14/01/2014 - 17h12 | Do Portal do Governo

A cidade de Itaoca, localizada no interior do Estado de São Paulo, decretou Estado de Calamidade Pública em decorrência das perdas humanas e materiais, ocasionadas pelas enchentes e inundações que atingiram o município na noite de domingo, 12 e madrugada desta segunda-feira, 13.

photonews

Segundo a Defesa Civil Estadual (Cedec-SP) aproximadamente 100 casas foram afetadas e 12 corpos já foram localizados. Estima-se ainda que 10 pessoas estejam desaparecidas. Cerca de 332 pessoas (83 famílias) estão desalojadas e 20 pessoas foram abrigadas na Escola Municipal Elias Lages de Magalhães.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Um Posto de Comando Unificado, localizado no Fundo Social do Município, auxilia no socorro e assistência aos atingidos, com apoio da Defesa Civil Estadual, do Instituto Geológico, do Corpo de Bombeiros (15 bombeiros, 4 cães farejadores e 5 viaturas) e do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (GRAU/ Secretaria de Saúde). Mais uma equipe com médico, enfermeiro, vacinas e remédios deve chegar ao local.

Já foram disponibilizados cerca de 300 cestas básicas, 1.000 colchões, 260 kits de vestuário (agasalho), 145 kits de higiene pessoal e 100 kits de limpeza. A cidade de Registro também está enviando materiais de ajuda humanitária para o depósito de Apiaí, cidade vizinha, caso seja necessário.

Enquanto acompanhava os trabalhos de ajuda à cidade, o governador Geraldo Alckmin anunciou a construção de 90 casas no município, para as famílias que tiveram as moradias atingidas. As cidades de Apiaí e Ribeira, o DER e a Codasp disponibilizaram maquinários (caminhões e retroescavadeira), para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias. A Sabesp está responsável por fornecer água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.

Do Portal do Governo do Estado