Cidade de Casa Branca recebe estação de tratamento de efluentes

Estação tem capacidade para tratar 100% dos esgotos de uma população de 30 mil habitantes

sex, 27/08/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

O Governo inaugura nesta sexta-feira, 27, a Estação de Tratamento de Esgotos de Casa Branca. A solenidade contará com a participação da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e do superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Amauri Pastorello.

Localizada na Fazenda Água Santa, a ETE de Casa Branca foi construída pelo DAEE, autarquia vinculada à secretaria de Saneamento e Energia. O Governo do Estado investiu R$ 3,2 milhões nas obras, que incluem Estação Elevatória de Esgotos e 5,3 mil metros de emissários.

A ETE de Casa Branca tem capacidade para tratar 100% dos esgotos de uma população de 30 mil habitantes (população prevista para 2020). O início de operação da ETE permitirá a despoluição do Ribeirão Congonhas.

A obra faz parte do Programa Água Limpa, criado pelo Governo em 2005, por meio de uma ação conjunta das Secretarias de Saneamento e Energia e da Saúde. O objetivo do programa é implantar sistemas de afastamento e tratamento de esgotos domésticos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp. Nesse período, o DAEE já concluiu a construção de ETEs em 61 municípios, beneficiando mais de 740 mil habitantes. Estão em andamento obras em 40 municípios (população: 750 mil habitantes) e o Governo já firmou convênios com 16  municípios. As obras vão beneficiar mais 330 mil habitantes.

Da Secretaria de Saneamento e Energia