Cidadania: Semana Universitária de Direitos Humanos começa nesta segunda-feira, dia 23

Iniciativa da Secretaria Estadual da Justiça tem a parceria da USP e apoio da Secretaria da Cultura

sex, 20/04/2001 - 12h09 | Do Portal do Governo

Iniciativa da Secretaria Estadual da Justiça tem a parceria da USP e apoio da Secretaria da Cultura

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania promove a partir desta segunda-feira, dia 23, em São Paulo, a Semana Universitária de Direitos Humanos, que enfocará temas como: Acesso à Justiça, Prisões Políticas e Questão Carcerária. A meta é sensibilizar e estimular a atuação dos estudantes na área de direitos humanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (0 XX 11) 239-4399 – ramais 146 e 190 ou via fax: (0 XX 11) 239-1790. Os eventos se estenderão até sexta-feira, dia 27 de abril.

O projeto tem a parceria da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Segundo os organizadores, esta iniciativa deverá se estender às demais universidades da Capital e Interior.

Confira a programação:

Segunda-feira, dia 23

Debate: “Direitos Humanos e o Acesso à Justiça”
Horário: 19h30
Local: Faculdade de Direito do Mackenzie – Rua Itambé, Higienópolis
Palestrante: Secretário da Justiça, Edson Vismona, e juiz de Direito Auxiliar do Tribunal de Justiça, Ricardo Chimenti. Na ocasião, serão apresentados os Centros de Integração da Cidadania (CICs) e os aparelhos públicos de Justiça.

Terça-feira, dia 24

Debate: “Direitos Humanos e as Prisões Políticas”
Horário: 16h30
Local: Espaço da Cidadania “André Franco Montoro – Páteo do Colégio, 184 – Centro
Palestrantes: Amélia Telles, Giorgio Callegari, Antônio Flores, Dermi Azevedo entre outros ex- presos políticos no regime militar no Estado de São Paulo.
No painel serão apresentados testemunhos da luta política contra a ditadura militar e discutidos mecanismos de reparação moral e financeira para os vitimados.

Quarta-feira, dia 25

Debate: “Direitos Humanos e a Questão Carcerária”
Horário: 19h30
Palestrantes: jurista Miguel Reale Júnior; secretário-adjunto da Administração Penitenciária, Rolim Neto; e o padre Gunter da Pastoral Carcerária
Enfoque será a realidade do sistema penitenciário e buscar soluções para o aprimoramento jurídico e administrativo do sistema.

Sexta-feira, dia 27

Apresentação musical do Projeto Guri
Horário: 19h30
Local: Auditório Ruy Barbosa da Faculdade de Direito do Mackenzie.