Cidadania: Sabesp reuniu comunidades da Zona Sul da Capital para anunciar benefícios

Evento promovido pela Unidade de Negócio Sul da Sabesp apresentou os programas de implantação de obras e a continuidade do Plano Emergencial na região

qua, 11/04/2001 - 17h14 | Do Portal do Governo

Evento promovido pela Unidade de Negócio Sul
da Sabesp apresentou os programas de implantação de obras e a continuidade do Plano Emergencial na região

A Sabesp, empresa ligada à a href=’http://www.recursoshidricos.com.br’ target=’blank’>Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, reuniu, no dia 25 de março, cerca de 170 líderes comunitários de vários bairros da Zona Sul, com o objetivo de mostrar como a Empresa tem investido recursos em obras de saneamento básico para a melhoria da qualidade de vida da população.

Os técnicos da Sabesp que atuam na Unidade de Negócio Sul apresentaram a programação das obras em andamento e ainda o que está previsto no Plano Emergencial, Projeto Tietê e Programa Guarapiranga, além da nova forma de realização de atividades da Sabesp na região. Estiveram presentes ao evento o deputado federal, Júlio Semeghini; o deputado estadual, Rodolfo Costa e Silva; os vereadores, Gilberto Natalini e Ítalo Cardoso; a coordenadora do Núcleo de Saúde II da Secretaria Estadual de Saúde, dra. Aparecida Teruko; Eliana Queiroz, da Administração Regional de Cidade Ademar e Pedro Hallack, superintendente da Unidade de Negócio Sul da Sabesp.

O encontro reforçou o contato da Sabesp com a comunidade dos bairros, que, por estarem situados ao redor dos mananciais – no caso, a represa Guarapiranga e a Billings –, não poderiam receber nenhum tipo de benefício. Essa questão está sendo resolvida por meio do Plano Emergencial, regulamentado pelo governador Mário Covas, para a execução de obras de infra-estrutura em bairros já consolidados, e que está avançando nessas áreas.

Um novo contrato de obras do Plano Emergencial está em andamento e vai possibilitar que a Sabesp construa mais redes de água e instale 43.800 ligações, atendendo 48 núcleos habitacionais. Durante o evento, os convidados puderam saber quais os núcleos, incluindo áreas nos municípios de Embu, Embu-Guaçu, Ribeirão Pires, Itapecerica da Serra e Rio Grande da Serra, que foram contemplados com redes de água no primeiro lote de obras, como também os que serão beneficiados nos lotes seguintes. Com previsão de término para 2002 e investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões, estas obras estão no Plano de Investimentos da Unidade de Negócio Sul da Sabesp.

Quanto à programação de atendimento com redes de coleta e demais obras que compõem o sistema de esgotamento sanitário, foram apresentadas as obras que estão sendo implantadas pelo Projeto Tietê e Programa Guarapiranga na região Sul. A partir disso, vários líderes de associações de bairros fizeram o uso da palavra, questionando os participantes da mesa, composta pelos técnicos da Sabesp.

A programação do evento incluiu homenagens póstumas ao governador Mário Covas e à Dra. Elza de Souza Campos Ferreira, advogada que se destacou pela luta em defesa dos direitos e deveres das comunidades e do meio ambiente.

O evento demonstrou mais uma vez a importância do contato entre o poder público e a população. Com esta parceria, será possível ampliar a fiscalização para se evitar a continuidade das ocupações irregulares, além de realizar o trabalho de educação ambiental que pode significar a salvação dos mananciais que abastecem hoje a Região Metropolitana de São Paulo.