Cidadania: Professores da Academia Penitenciária realizam última etapa do projeto Jornada de Direito

Evento está sendo realizado nesta terça-feira com aulas teóricas e de dramatização sobre os Direitos Humanos

ter, 17/04/2001 - 11h08 | Do Portal do Governo

Evento está sendo realizado nesta terça-feira com aulas teóricas e de dramatização sobre os Direitos Humanos

A Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania está realizando nesta terça-feira, dia 17, a última etapa da Jornada de Direitos Humanos para os professores da Academia Penitenciária (ACADEPEN). O evento faz parte do Programa ‘Teatro nas Prisões’ e acontece no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro” – (Páteo do Colégio, 184-Centro), até as 18 horas.

Dramatização e aulas teóricas são os métodos utilizados pelos técnicos da Secretaria da Justiça para a abordagem do tema Cidadania e Direitos Humanos no cotidiano, com atenção na mulher, no negro e nos servidores públicos.

Participam educadores da Escola de Administração Penitenciária e técnicos da Funap/ DIAPH – Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso e da Escola de Administração Penitenciária, atuantes nas 65 penitenciárias do Estado.

Teatro nas Prisões

A Jornada de Direitos Humanos faz parte do Programa “Teatro nas Prisões: Direitos Humanos em Cena”, cuja meta é intensificar, ao longo do ano, o entendimento que os agentes de segurança penitenciária, os professores da Escola de Administração Penitenciária e os presos têm sobre os direitos humanos, para no final fazer um diagnóstico desse tema no sistema prisional, como um todo.

Além disso, o programa subsidia a elaboração de uma carta de princípios para a ação dos servidores do sistema penitenciário do Estado de São Paulo. A ação dá cumprimento aos pontos 163, 166 e 169 do Programa Estadual de Direitos Humanos, que visa orientar e direcionar as políticas públicas no âmbito do sistema prisional.

A promoção do evento é da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP) e da Escola de Administração Penitenciária, da Secretaria da Administração Penitenciária, da Assessoria de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Conselho Britânico People´s Palace Project`s (Organização não-governamental inglesa) e do Centro de Teatro do Oprimido – CTO do Rio de Janeiro.