Cidadania: Portadores de necessidades especiais ganham centro cultural

Instalações foram adaptadas para garantir a integração e a sociabilização de portadores de necessidades especiais

seg, 27/03/2006 - 13h12 | Do Portal do Governo

O Centro Cultural Lila Covas, inaugurado no dia 16, é o primeiro de São Paulo adaptado para portadores de deficiência. Instalado na Estação Especial da Lapa, utiliza o conceito “arquitetura para todos”.

O auditório, por exemplo, dispõe de locais específicos para cadeiras de rodas na platéia, integradas com as poltronas, com acesso ao palco feito por meio de plataforma elevatória. É dotado de camarins, estúdio de música e danças e salão de exposições.

O local foi reformado pelo Estado e pela iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet, de acordo com projeto idealizado para atender o maior número possível de pessoas. Todas as instalações foram adaptadas com o objetivo de garantir a integração e a sociabilização de portadores de necessidades especiais: cores, texturas, volumetria, acústica e mobiliária. O Centro Cultural Lila Covas será um espaço para cultura e lazer, tanto para os usuários portadores de deficiências como para seus familiares e a população em geral.

Equipe multidisciplinar

Ligada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), a Estação Especial da Lapa foi criada para atender gratuitamente pessoas, maiores de 14 anos, portadoras de deficiências.

São 3 mil usuários que participam de 13 cursos profissionalizantes, 36 oficinas culturais e 16 modalidades de esportes adaptados e projetos especiais. São estimulados a desenvolver a criatividade e a convivência em grupo. O trabalho é feito por equipe multidisciplinar que realiza triagem e encaminha os candidatos para as atividades apropriadas, de acordo com as habilidades e o interesse de cada um.

SERVIÇO

Estação Especial da Lapa

Rua Guaicurus, 1.274 – Lapa – capital

Tel. (11) 3873-6760

Da Agência Imprensa Oficial