Cidadania: Piracicaba recebe nesta quarta-feira a sétima unidade do Casa

Nova unidade vai abrigar 56 adolescentes, sendo 40 em regime de internação e 16 em internação provisória

ter, 08/08/2006 - 18h11 | Do Portal do Governo

São Paulo passa a contar nesta quarta-feira, 9/8, com mais um Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa). Desta vez o Casa chega à cidade de Piracicaba.

A nova unidade vai abrigar 56 adolescentes, sendo 40 em regime de internação e 16 em internação provisória do município e região. Atividades esportivas e culturais, além de cursos profissionalizantes serão oferecidos aos internos. A unidade será gerenciada em parceria com a ONG Guarda Mirim.

O prédio, localizado na Rodovia SP, 147, km 138+ 500m, ao lado do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba, manterá um quadro de 33 funcionários contratados pela entidade e 30 funcionários da Fundação.

Na mesma solenidade, haverá inauguração da unidade de Semiliberdade de Piracicaba, que vai funcionar no Centro de Piracicaba, com capacidade de abrigar 25 adolescentes.

Atualmente 33 jovens de Piracicaba cumprem medida de internação nas unidades da Febem espalhadas pelo Estado. Da região, composta por 90 municípios, são 648 jovens internados nas unidades da Fundação.

O Governo de São Paulo já inaugurou seis unidades do Casa: duas unidades em Campinas, uma em Itapetininga, duas em Ferraz de Vasconcelos e uma em Mauá. A construção das 41 unidades prometidas fazem parte do projeto de descentralização da Fundação.

Projeto – A unidade do Casa é composta por três pisos, sendo o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes. O segundo piso conta com dez dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes; e o terceiro pavimento com a quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol. Gerenciamento – O Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente será administrada em gestão compartilhada.

O Estado fica responsável pela direção, segurança e supervisão da unidade, enquanto uma ONG local terá a tarefa de cuidar do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos internos.

Instituto Guarda Mirim – Em Piracicaba, a entidade escolhida para atuar ao lado da Febem foi a Associação Guarda Mirim de Piracicaba, que será responsável pelo plano pedagógico da unidade.
Da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania