Cidadania para Todos leva serviços e diversão para os moradores do Grajaú

Em três dias quase 2 mil pessoas passaram pelo local em busca de emissão de documentos, cultura e lazer

qui, 09/08/2007 - 16h11 | Do Portal do Governo

A pequena Alinne, com um mês de vida, dormia tranqüilamente quando sua mãe, com um gesto simples, tornou-a efetivamente uma cidadã.  “Vim para tirar o RG da menina. Moro aqui perto e isso facilitou minha vida. Não precisei tomar ônibus, com ela no colo, para tirar o documento”, alegra-se Adenilza Santana.

A facilidade a que se refere a mãe da menina foi possível graças ao Cidadania para Todos realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, na Escola Municipal de Educação Fundamental João da Silva, localizada na Vila Nascente, região do Grajaú, zona sul da Capital. Assim como Adenilza, o estudante Alcidino de Oliveira não poupou elogios à iniciativa: “Vim tirar a segunda via da certidão de nascimento. A gente ganha tempo, é muito mais prático”.

Nos três dias que durou o evento quase 2 mil pessoas passaram pelo local em busca dos serviços de emissão da primeira e segunda via das certidões de nascimento, casamento e de óbito, da carteira de trabalho, do CIC e do RG; prestação de assistência jurídica gratuita; orientações sobre os benefícios do INSS e informações sobre o direito do consumidor.   Inclusão social

O evento foi Organizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania Sul – Jardim São Luís, da subprefeitura da Capela do Socorro, do Instituto Sou da Paz, do Procon, da Defensoria Pública Federal, do Juizado Itinerante (pequenas causas) e demais entidades representativas da sociedade civil. O Cidadania para Todos movimentou os moradores do Grajaú, que pela primeira vez tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e tirar novos documentos. “Escolhemos esta escola depois de levantamento feito na região. Verificamos que os moradores daqui necessitavam dos serviços que o Cidadania oferece.

Para se ter uma idéia, cheguei a atender uma mãe que não tinha a certidão de nascimento de seus três filhos”, diz a diretora do CIC Sul, Luci Aparecida de Freitas, ressaltando: “Nossa intenção é que a comunidade continue a se articular. Nosso objetivo é a inclusão social”. Para a ocasião, também foram programadas diversas atividades: oficinas de arte; exposição de fotos Memória do Bairro; cinema infantil; teatro de fantoches; biblioteca animada; dança e palestras sobre educação ambiental, plantas medicinais, sexualidade, estatuto da criança e do adolescente, alimentação saudável, cidadania e diversidade e código do consumidor.

Integração

Para o coordenador do CIC Sul, Eduardo Caldas, o ponto mais importante do evento foi a articulação entre o poder público e a sociedade civil organizada. “A presença de um número maior de parceiros e representantes da comunidade foi o grande diferencial deste ano. Fizemos muitas reuniões com todos para definirmos programação elaborada coletivamente. Com isso, se constrói cidadania”. Caldas cita a discussão em torno do Projeto Defesa das Águas e dos Mananciais como bom exemplo para ilustrar a forma como o poder público está se aproximando dos moradores. “O governo se coloca como debatedor. Está dizendo à comunidade que há um projeto direcionado para melhoria da qualidade de vida e que ele está à disposição de todos”. Convidado a falar sobre a iniciativa, o subprefeito da Capela do Socorro aproveitou a ocasião para dar a boa notícia: o Governo do Estado, em parceria com a prefeitura paulista, fará obras para recuperar as áreas de mananciais. 

Também informou que os investimentos na região serão revertidos em serviços de coleta de esgoto e de lixo, reurbanização de áreas do entorno das represas Guarapiranga e Billings;  recuperação dos rios tributários que deságuam nas represas; e em fiscalização para impedir o surgimento de loteamentos clandestinos.

“Quando fomos procurados pelo CIC vimos uma oportunidade para refletir sobre educação ambiental com a população local. A comunidade se sentiu agradecida e satisfeita com a iniciativa. Isso gerou uma demanda maior dos serviços solicitados pelos próprios moradores, como também a vinda de um público maior ao evento”, festeja o diretor da escola, Alexandre Andriolo.

Marilia Mestriner Da Agência Imprensa Oficial