Cidadania Para Todos faz mais de 5 mil atendimentos no Vila Clara

Medição de pressão arterial foi um dos serviços de saúde oferecidos gratuitamente aos moradores

ter, 04/12/2007 - 14h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidada- nia (CIC), realizou a última edição do ano do Cidada- nia para Todos no bairro Vila Clara, zona sul de São Paulo. Foram 5.629 atendimentos entre servi- ços gratuitos, orientações, palestras, oficinas e ativi- dades culturais e de lazer para a comunidade local.

Durante os três dias de evento, os moradores tiveram acesso à emissão de documentos como RG, carteira de trabalho e 2ª via de certidão, com 649 solicitações. No pólo da saúde, 1.185 pessoas foram atendidas e com exames de colesterol, HIV, hepatite, hemograma, glicemia capilar e medição de pressão arterial, além de orientações odontológicas e orientação sobre DST/HIV e planejamento familiar.

Para o coordenador estadual do CIC, Eduardo de Lima Caldas, uma situação muito peculiar e importante foi a relutância da comunidade em participar do evento, com 740 atendimentos na quinta e sexta-feira contra 4.889 mil no sábado. “O CIC teve o papel de mediador entre escola e comunidade realizando uma força-tarefa do programa na região”, frisa.

Durante os três dias de evento, foram fechadas parcerias para que haja continuidade em alguns temas como, o bate – papo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ministrado por Ricardo Yamasaki, representante da Assessoria de Defesa da Cidadania, bem como a atuação maior do CIC Casa da Cidadania na região.

O programa Cidadania para Todos, que presta serviços públicos itinerantes a populações de baixa renda em regiões periféricas, no bairro Vila Clara foi o último realizado no ano de 2007, recomeçando em março do ano de 2008, no município de Ferraz de Vasconcelos.