Cidadania: Junta Comercial de São Paulo passa por etapas de informatização e modernização

Presidente da instituição calcula que as novas medidas reduzirão em 60% os custos das empresas

seg, 10/04/2006 - 11h38 | Do Portal do Governo

A partir do mês de junho, a Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) terá novo sistema informatizado e passará por reestruturação física em suas instalações. Haverá mudança no layout da recepção e aquisição de novos equipamentos. O presidente da Jucesp e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Antônio Marangon, explica que a iniciativa tem por objetivo desburocratizar e tornar mais ágeis os serviços prestados pela Internet. O programa foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), em parceria com a Jucesp e está sendo testado pelos técnicos da Junta para os últimos ajustes.

Marangon diz que diversos serviços eletrônicos, entre os quais solicitações de alteração e emissão de certidões para as empresas, estarão disponíveis aos usuários da Jucesp, que poderão efetuar a solicitação via Internet e encaminhar toda a documentação necessária pelo Correio.

Com a adoção do novo processo, a tramitação dos documentos na Junta será eletrônica, por imagens. Não será mais necessário o uso de papel para essa finalidade. O sistema contribui para a economia dos recursos naturais (papel) e ajuda a preservar o meio ambiente. Marangon afirma que o usuário pode ficar tranqüilo quanto à emissão da documentação de abertura, breve relato ou de encerramento, pois virá acompanhada de certificação digital, o que evita fraudes. O presidente da Junta calcula que a iniciativa possibilitará redução de 60% nos custos para as empresas.

A Jucesp acredita que, a partir do segundo semestre, 1,5 mil processos serão iniciados diariamente pela Web. No próximo ano, todas as transações serão realizadas eletronicamente, somando 2 mil processos/dia. Outra informação importante para os empreendedores é que o processo de abertura e encerramento das empresas será mais rápido. A Jucesp participará, também, do CNPJ Sincronizado. O prazo para a adesão da entidade ao processo é de 60 a 90 dias. O projeto está sendo utilizado pela Receita Federal e pela Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) desde o dia 20 de março.

Da Agência Imprensa Oficial