Cidadania: Ipem-SP e Procon integram ações para defesa do consumidor

Projeto “Observatório Social das Relações de Consumo” é focado no desenvolvimento da cidadania e atua em todo o Estado

dom, 16/07/2006 - 18h34 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) participa do projeto “Observatório Social das Relações de Consumo” desenvolvido pela Fundação Procon-SP.

A proposta, criada em 2004, tem por objetivo transformar os consumidores em personagens ativos na defesa do próprio consumo e capacitar agentes multiplicadores dessa conduta. O programa, pioneiro, conta com a participação de estudantes e lideranças comunitárias ligados às Prefeituras Municipais, às Universidades, ao Ministério Público do Estado de São Paulo, aos órgãos de defesa do consumidor Municipais e à sociedade civil organizada.

A participação do Ipem-SP, coordenada pela Ouvidoria, vai levar às comunidades esclarecimentos sobre as relações de consumo voltadas a quantidade e conformidade de produtos com o intuito de manter vigília permanente no momento da compra.

O ponto relevante é esclarecer ao público sobre a importância de um contato mais estreito com os órgãos de proteção, agilizando o atendimento, através de denúncias e reclamações sempre que existir suspeita de irregularidades, uma vez que as ouvidorias são representantes oficiais dos cidadãos na defesa de seus direitos. Esse trabalho do cidadão na indicação de possíveis focos de irregularidades, contribui diretamente no processo de fiscalização, pois a atuação dos técnicos, nestes casos, têm sido mais precisa.

A parceria é resultado natural da ligação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) com a Fundação Procon-SP, órgãos vinculados a mesma Secretaria de Estado e com histórico de sucesso na proteção e defesa dos direitos do cidadão. A integração das ações entre as instituições é uma excelente forma de aumentar os resultados em benefício da população.

Da Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

C.C.